Varanda Multiagência aposta em capacitação para elevar qualidade
Varanda Multiagência aposta no programa Formô para capacitar equipe, integrar áreas e elevar a qualidade no mercado publicitário.

Diamantino Junior
Publicado em: 21/05/2025 às 18:30 | Atualizado em: 21/05/2025 às 17:12
Em um mercado publicitário que se reinventa diariamente, a Varanda Multiagência aposta em um diferencial estratégico: o Formô, seu programa de capacitação interna. Criada em 2023, a iniciativa visa democratizar o conhecimento técnico entre todas as áreas da agência, garantindo que os profissionais estejam não apenas atualizados, mas também aptos a entregar soluções inovadoras e eficazes aos clientes. Na última semana, os Varandeiros participaram do segundo módulo do programa, que teve como foco a área de Planejamento Estratégico da agência.

A principal motivação para a criação do Formô foi a necessidade de multiplicar conhecimento entre os setores, conforme explica Luan Rangel, Head de Publicidade da Varanda. “Dentro da agência, temos áreas que não necessariamente participam em detalhes das atividades de outros setores ou não se relacionam”, afirma Luan.
A ideia é que um designer, por exemplo, entenda as ferramentas e possibilidades de segmentação que um profissional de mídia de performance utiliza, enriquecendo o processo criativo desde sua concepção. Além disso, o programa serve como uma reciclagem constante, fundamental em um setor onde o conhecimento universitário se desatualiza rapidamente.
O Formô opera com módulos ministrados por especialistas da própria agência, abordando temas relevantes para o cenário atual da publicidade.

O segundo módulo, por exemplo, focado em “Branding na Era da Saturação de Mídia”, contou com a expertise de Luan Rangel, Patrick Vidal (Planejamento Estratégico), Larissa Lara (Supervisora de Operações Publicitárias) e Felipe Libório (Diretor de Criação).
A abrangência do programa vai além da equipe de Manaus, com transmissão on-line para colaboradores em estados como Pará, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, alcançando cerca de 35 participantes por módulo.
A Varanda Multiagência enxerga o Formô como um diferencial competitivo crucial. “Além do atrativo de talentos, manter a equipe com um conhecimento integrado qualifica nossas entregas aos nossos clientes. Nossas ideias tendem a ser muito mais sólidas, embasadas e consistentes, sendo assim muito mais eficientes e trazendo resultados”, pontua Luan.
A integração do conhecimento sobre branding, por exemplo, influencia positivamente todos os projetos, desde o briefing do atendimento até a execução do social media, mídias e produção gráfica, elevando o nível técnico e a fluidez do trabalho em equipe.
Para medir o impacto do Formô, a agência realiza pesquisas de opinião e avaliações de conteúdo. Os resultados, embora por vezes indiretos, já são perceptíveis.
Módulos sobre mídia on-line, por exemplo, impactaram diretamente no faturamento da área. Já o de branding, em andamento, já demonstra sua aplicação em reuniões com clientes, aumentando a segurança e, consequentemente, o Lifetime Value (LTV) do cliente na agência.
Com planos de expandir a iniciativa, a Varanda pretende levar o Formô para seus clientes ainda este ano, compartilhando conhecimento com as áreas de marketing das marcas atendidas.
A relevância e atualização do conteúdo são garantidas pela revisão de uma equipe técnica de especialistas e por uma rica bibliografia, consolidando a Varanda Multiagência como um polo de formação e inovação no mercado publicitário.

Foto: divulgação