Colóquio da Valer  exalta 70 anos do Clube da Madrugada

A Valer Teatro Livraria celebra os 70 anos do Clube da Madrugada com colóquio, palestras, shows e lançamento de livro sobre o movimento modernista.

Diamantino Junior

Publicado em: 08/11/2024 às 17:20 | Atualizado em: 08/11/2024 às 23:27

A Valer Teatro Livraria e Café vai abrigar, mesmo antes da inauguração, prevista para dezembro, em um dos seus espaços, o Colóquio de Homenagem aos 70 Anos de Criação do Clube da Madrugada, movimento cultural-artístico que mudou a história das artes no Amazonas.

O evento será realizado de 20 a 22 de novembro, das 19 às 21h, com entrada livre.

Entre as atrações, o lançamento do livro “Clube da Madrugada: presença modernista no Amazonas”, do escritor e crítico literário Tenório Telles.

Além disso, palestras, recitais, shows musicais e rodadas de conversas com escritores, apreciadores da pintura e leitores.

A livraria pertence ao grupo Valer, comandado pelo jornalista Isaac Maciel, e funcionará à rua José Clemente, 608, no largo São Sebastião, entorno do Teatro Amazonas.

O grupo Valer é composto pela editora Valer, livraria Valer Teatro, restaurante Roseiral, com sede em Manaus, e pela Atma Distribuidora, em São Paulo.

Há 33 anos no mercado o grupo Valer atua no segmento livreiro e cultural, editando e distribuindo milhares de obras, principalmente sobre as Amazônias. 

Há nove anos, o grupo Valer optou pelo fechamento da loja da rua Ramos Ferreira, no centro de Manaus, e manteve a editora. Agora retorna com livraria, galeria, café e restaurante ao lado do Teatro Amazonas.

A Valer Teatro Livraria anuncia para Manaus um novo conceito de espaço cultural multiuso, com o salão de vendas de livros, cozinha gourmet, café, adega, galeria de arte e plataforma de e-commerce.

Isaac entende que hoje o ambiente econômico é outro, inclusive com o enxugamento dos grandes grupos do setor, e ressurgimento das livrarias de rua, agregadoras de um portfólio de serviços culturais.

“A livraria Valer Teatro está estruturada para atender às necessidades que hoje se impõem no mercado editorial. Com as novas propostas de vendas e com o aceleramento do tempo, característica determinante da atualidade, ela oferece ao público uma loja virtual, com mais de 500 mil títulos. Essa loja permite que o cliente efetue suas compras online e tenha a obra do seu interesse com rapidez e no lugar por ele cadastrado.

Além da loja virtual, ela oferece ao público uma loja física, pensada de acordo com as tendências dos novos tempos, que concebem o conhecimento conectado, a fim de descobrir o que é o mundo no qual vivemos sob outras perspectivas.

“Nela, o cliente poderá, em um espaço acolhedor e com uma proposta envolvente, tomar um café, um vinho, deliciar-se com um bom prato, ouvir uma boa música, conhecer ou adquirir obras de arte de artistas contemporâneos e contemplar uma das mais belas paisagens da cidade – o largo São Sebastião, com o icônico Teatro Amazonas”.

Leia mais

Livro O Andaluz é tema de estudo no Cesp/UEA

Clube da Madrugada

A Valer Teatro Livraria e Café homenageará o mais importante movimento cultural e político de meados do século 20, que mudou a cena da criação intelectual do Amazonas.

O clube marca a influência da Semana da Arte Moderna, de 1922, realizada em São Paulo, o movimento político-cultural que inflou novos ares nas artes brasileiras.

Os artistas amazonenses, a partir daí, se distanciaram das escolas literárias anteriores e assumiram posições de vanguarda.

“O leitor vai compreender melhor essa mudança, por meio do estudo de Tenório Telles e das palestras referentes ao tema, que serão realizados nas rodas de conversa durante os três dias do evento”, disse a coordenadora editorial da Valer, filósofa Neiza Teixeira.

Fotos: divulgação