Transformação digital e sustentabilidade guiam futuro da logística

Alta expressiva de exportações posicionou o Brasil entre os dez maiores do mundo, impulsionando a demanda por soluções logísticas mais ágeis e tecnológicas

Transformação digital e sustentabilidade guiam futuro da logística

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 29/01/2025 às 09:11 | Atualizado em: 29/01/2025 às 09:34

O setor logístico brasileiro se prepara para crescer neste ano, embora em ritmo mais moderado, acompanhando a desaceleração econômica global e nacional.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta uma redução do PIB do país de 3,5% em 2024 para 2,4% este ano.

Apesar disso, a alta demanda interna e o aumento das exportações continuam a impulsionar a expansão da logística, peça-chave para a sustentação das indústrias brasileiras.

Com a indústria de transformação, que inclui setores como automóveis, bebidas e medicamentos, projetando crescimento de 2% em 2025, a logística B2B segue como um pilar para a operação eficiente das cadeias de suprimentos.

“O aumento do e-commerce, a globalização das cadeias de suprimentos e os investimentos em infraestrutura foram os principais motores do crescimento do setor”, disse Igor Teles ( foto ), diretor comercial da Sea Logistics, que mantém sede na cidade de São Paulo e filiais em Manaus e nos estados da Bahia e Santa Catarina, e na China (Xangai).

Leia mais

Transporte e logística do Amazonas defendem fundo da Marinha

Comércio exterior impulsiona

O comércio exterior brasileiro alcançou resultados históricos em 2024, com exportações totalizando US$ 337 bilhões, um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior.

Desses, US$ 181,9 bilhões vieram da indústria de transformação, o maior volume desde 1997, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

A alta expressiva posicionou o Brasil entre os dez maiores exportadores do mundo, impulsionando a demanda por soluções logísticas mais ágeis e tecnológicas.

Empresas como a Sea Logistics têm respondido a essas necessidades investindo em inovação e expansão de suas redes de serviços.

“Temos priorizado tecnologias avançadas, como rastreamento em tempo real e automação de processos, para otimizar operações e atender às demandas do mercado”,

afirmou Teles.

Transformação digital e sustentabilidade

A digitalização e a sustentabilidade estão no centro das estratégias logísticas para os próximos anos.

A automação dos processos logísticos, com o uso de inteligência artificial, será fundamental para prever demandas e melhorar a eficiência operacional.

Além disso, práticas sustentáveis ganham cada vez mais relevância no setor.

“Soluções logísticas mais verdes e ecoeficientes são prioridades tanto para os consumidores quanto para os clientes corporativos”, disse Teles.

A Sea Logistics, de olho no crescimento do PIB industrial e no aumento das exportações, planeja ampliar sua cobertura geográfica e estabelecer parcerias estratégicas com empresas locais e internacionais.

A meta é fortalecer sua rede de distribuição e atender à crescente demanda por soluções logísticas, alinhando tecnologia, inovação e sustentabilidade para manter sua competitividade.

Fotos: divulgação