#Toadas/BNC Amazonas estreia 2025 com David Assayag e Edmundo Oran

A temporada do programa do site será no mirante Lúcia Almeida, em Manaus.

#Toadas/BNC Amazonas estreia 2025 com David Assayag e Edmundo Oran

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/03/2025 às 10:28 | Atualizado em: 13/03/2025 às 12:14

A temporada de 2025 do #Toadas/BNC Amazonas, evento voltado à valorização dos artistas do segmento, será aberto no dia 30 de março, a partir das 16h, já promovendo um verdadeiro duelo musical do mais alto nível, com shows do levantador oficial do boi Garantido, David Assayag, e o apresentador do boi Caprichoso, Edmundo Oran. 

Em um formato mais intimista, eles vão cantar e contar os “causos” que marcaram suas trajetórias e do boi-bumbá de Parintins. 

Nessa nova temporada, os eventos serão todos abertos ao público, gratuitos, realizados no mirante Lúcia Almeida, no centro de Manaus. 

No cronograma de 2025, além da abertura no dia 30, já estão programados shows nos dias 5 e 12 de abril e em 10 de maio, sempre com artistas de peso para defender as toadas que marcam a história do festival folclórico de Parintins e os lançamentos mais atuais.

Já estão confirmados, na programação, shows com o levantador de toadas oficial do Caprichoso, Patrick Araújo, e também com o apresentador do boi Garantido, Israel Paulain. Além deles, o amo do Garantido, João Paulo Faria, e artistas como PA Chaves, Klinger Júnior, Arlindo Neto, Mara Lima e Márcia Siqueira. 

Leia mais

Câmara de Parintins concede medalha Jair Mendes ao #Toadas/BNC

Novo formato

Na abertura da temporada de 2025, além dos shows de David Assayag e Edmundo Oran, o público vai poder conferir esse novo formato de apresentação, que retoma o conceito intimista de roda de toadas, que marcou o início do projeto. 

Os artistas vão contar um pouco sobre como cada toada foi criada, antes de apresentarem as canções, e revelar situações curiosas envolvendo as apresentações na arena de Parintins.

Em sua 9ª edição, o #Toadas/BNC reforça o seu propósito de manter viva as tradições do Festival de Parintins, por meio de um formato que une música, memória e afetividade. Criado em 2016, o projeto nasceu em um momento em que os artistas se ressentiam da falta de espaço para se apresentarem e para divulgar as canções de boi-bumbá, fora do período do festival.  

O #Toadas/BNC começou no quintal da casa do jornalista e diretor-presidente do site BNC Amazonas, Neuton Corrêa, um dos fundadores do projeto, ao lado do maestro Neil Armstrong, do humorista Juliano Santana e do cantor Klinger Araújo, já falecido. 

Desde então, o #Toadas/BNC se consolidou como um importante espaço de valorização da cultura do boi-bumbá. 

“A ideia foi resgatar a toada e valorizar esses artistas que são tão importantes para o nosso estado. Começamos com um programa transmitido pela internet, diretamente de casa, e, hoje, temos uma estrutura montada, equipe dedicada ao projeto e um público fiel, que nos acompanha”,

disse Corrêa.

Ainda segundo ele, a proposta para 2025 é justamente retomar o formato intimista das primeiras edições, em que os artistas dividem o palco em uma roda descontraída, relembrando histórias, cantando sucessos e apresentando novas composições. 

“Queremos resgatar essa emoção ligada ao boi-bumbá, ao festival, às histórias que fazem parte da vida dos artistas e dos fãs. A roda de toadas aproxima o público para além do festival de Parintins”.

Além de retomar o formato intimista, o #Toadas/BNC acontece no mirante Lúcia Almeida, escolhido estrategicamente para atrair novos públicos e revitalizar a presença cultural no centro histórico de Manaus. 

Foto: Semcom

“É um local com vista privilegiada, cartão-postal da cidade, e que ajuda a levar a toada a quem está ali visitando, seja morador ou turista. A ideia é ampliar o alcance e mostrar que a toada faz parte da identidade da nossa região”, disse Corrêa.

Leia mais

Complexo Mirante Lúcia Almeida – resgate da história com lazer e turismo

Economia criativa

Mais do que um evento cultural, o #Toadas/BNC se tornou um movimento de resistência e promoção da identidade regional, conforme Corrêa. 

A cada edição, disse ele, artistas e profissionais envolvidos com o boi-bumbá encontram no projeto uma oportunidade de se apresentar e manter viva a tradição das toadas que embalam gerações de torcedores do Garantido e Caprichoso.

O #Toadas/BNC também representa geração de renda e estímulo à economia criativa, reunindo técnicos de som, iluminação, transmissão, cenografia, músicos, fotógrafos e profissionais de mídias sociais. 

“Atualmente, cerca de 15 músicos compõem a base musical do projeto, além da equipe técnica e de produção envolvida na realização dos eventos. Para além do entretenimento, o projeto tem papel importante na manutenção da tradição do boi-bumbá e no fortalecimento da cultura amazônica”, afirmou o jornalista. 

Com entrada totalmente gratuita, o #Toadas/BNC 2025, na sua concepção, promete ampliar ainda mais o alcance da cultura do boi-bumbá. 

“A programação foi preparada com muito carinho e nossa ideia é aumentar ainda mais esse espaço de celebração, memória e pertencimento cultural, para quem ama, conhece e para quem quer conhecer as toadas que embalam a história do povo amazonense”, concluiu Corrêa.

Foto: BNC Amazonas