TJ-AM acelera julgamento de crimes contra crianças e adolescentes

Varas especializadas iniciaram mutirão para atender aumento da demanda de processos

Publicado em: 22/07/2025 às 10:28 | Atualizado em: 22/07/2025 às 10:28

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) deu início nesta segunda-feira (21 de julho) a um mutirão de audiências nas duas varas especializadas em crimes contra crianças e adolescentes, em Manaus.

A ação busca dar celeridade ao julgamento de processos diante do aumento de casos – somente em 2025, já foram 1.189 novos registros nas duas unidades.

O mutirão integra as ações pelos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e contará com a participação de juízes, promotores, defensores públicos, advogados e equipes psicossociais.

A desembargadora Joana Meirelles, coordenadora da infância e juventude do TJ-AM, destacou que a iniciativa é a melhor forma de comemorar o aniversário do ECA, reforçando o compromisso da Justiça com a proteção integral.

As juízas Dinah Fernandes e Priscila Pinheiro Pereira, titulares das varas especializadas, enfatizaram o crescimento da violência sexual e doméstica contra menores e a importância do esforço concentrado para garantir escuta especializada e julgamento mais rápido dos casos.

A previsão do TJ é que novos mutirões sejam realizados ainda neste ano.

Foto: Raphael Alves | ASCOM/TJAM