Morre Tarcísio Gonzaga, artista parintinense e ativista da inclusão

Tarcísio Gonzaga, artista dos bois-bumbás e educador inclusivo, morre em Parintins com pneumonia.

Diamantino Junior

Publicado em: 12/04/2025 às 12:08 | Atualizado em: 12/04/2025 às 12:08

O artista parintinense Tarcísio Gonzaga morreu neste sábado (12/4), em Parintins, após complicações causadas por um quadro de pneumonia.

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Jofre Cohen, onde teve o falecimento confirmado por profissionais da unidade e familiares.

Tarcísio atuava na criação de fantasias dos itens dos bois-bumbás e atualmente fazia parte do corpo artístico do Boi Caprichoso.

Ao longo da carreira, também teve passagens marcantes pelo Boi Garantido, sendo reconhecido pela criatividade e irreverência no Festival de Parintins.

Além da atuação artística, era professor e referência na educação inclusiva.

Lecionou em instituições como a Escola de Áudio Comunicação Paulo Manna, o Instituto Isadora Tupinambá e o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade Parintins.

Defensor da diversidade cultural e de gênero, Tarcísio também foi um dos principais nomes por trás do “Boi Boiola”, manifestação artística realizada por artistas e membros da comunidade LGBTQIAPN+ durante o período junino.

Leia mais

Morre Inaldo Medeiros, compositor do boi Garantido, em Parintins

A morte de Tarcísio representa uma perda significativa para a cultura de Parintins e para todos que lutam por uma sociedade mais plural e inclusiva.

Leia mais no AM em Pauta

Foto: redes sociais