Suframa renegocia dívidas pelo Desenrola até dezembro de 2024
“Essa iniciativa busca estimular a regularização fiscal, o que beneficia tanto os devedores quanto a economia", diz o superintendente Bosco Saraiva.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 01/12/2024 às 10:10 | Atualizado em: 02/12/2024 às 10:04
Devedores de créditos não tributários da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) têm até dia 31 de dezembro para renegociar dívidas pelo programa “Desenrola”.
Isso também vale para demais autarquias, agências reguladoras e fundações públicas federais podem aderir ao programa.
Assim, a iniciativa, prevista na Lei 14.973/2024, oferece descontos que podem chegar a 70%, além de condições especiais para quitação dos débitos.
O programa, regulamentado pelo artigo 22 da lei, estabelece uma transação extraordinária, permitindo aos devedores renegociar multas e outros débitos não tributários.
Os benefícios incluem parcelamento em até 145 meses ou pagamento à vista com redução substancial.
Dessa forma, podem ser renegociados débitos inscritos na dívida ativa, discutidos em processos judiciais ou administrativos, ou incluídos em parcelamentos anteriores rescindidos.
Pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, santas casas de misericórdia, cooperativas e instituições de ensino contam com condições diferenciadas.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressaltou que o programa oferece uma oportunidade para reduzir a inadimplência e fortalecer a arrecadação, permitindo que empresas em débito voltem a operar com mais eficiência.
“Essa iniciativa busca estimular a regularização fiscal, o que beneficia tanto os devedores quanto a economia, além de gerar um impacto positivo na arrecadação e na estabilidade financeira do país”, explicou.
Leia mais
Portaria de Geraldo Alckmin põe Suframa sob ‘supervisão técnica’
Deputado do Amazonas pede suspensão do ato de Alckmin sobre Suframa
Formulário
Nesse sentido, os interessados devem submeter os requerimentos pelo sistema Super Sapiens (https://supersapiens.agu.gov.br/), da Advocacia-Geral da União (AGU), preenchendo o formulário eletrônico disponível no portal.
Portanto, o acesso exige conta Gov.br com nível prata ou ouro. A adesão depende exclusivamente da decisão do devedor e do cumprimento das exigências descritas no edital.
Dessa maneira, mais informações podem ser obtidas em www.gov.br/agu/pt-br/assuntos-1/desenrola.
*Com informações da Suframa.
Foto: divulgação