Sob risco de perder concessão, Amazonas Energia é finalista de prêmio da Aneel
A empresa aparece como finalista no Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor de 2024.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 19/03/2025 às 06:37 | Atualizado em: 19/03/2025 às 06:37
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) premia hoje as distribuidoras de energia elétrica com melhor desempenho do país, do ponto de vista do consumidor.
Dessa forma, na região Norte, chama a atenção, entre as finalistas, a Amazonas Energia. uma distribuidora que teve recomendação de caducidade pela própria agência reguladora.
Além disso, encontra-se em transferência de controle devido à constatação de incapacidade do atual dono: a Amazonas Energia. Como informa reportagem de Camila Maia, do Uol.
Ela destaca que a distribuidora foi privatizada pela Eletrobrás em 2018, quando foi arrematada pelo grupo Oliveira Energia, até então inexperiente no segmento de distribuição.
Já em novembro de 2023, a Aneel recomendou ao governo a caducidade da concessão da distribuidora.
Ou seja, a extinção da concessão devido ao descumprimento de cláusulas contratuais sobre gestão financeira, já que a empresa vinha com geração de caixa negativo e alto endividamento.
Nesse sentido, só com as termelétricas da Eletrobrás, detém uma dívida de mais de R$ 10 bilhões referente à compra de energia elétrica.
A reportagem acrescenta que a situação da distribuidora é tão complexa que o governo precisou editar a MP (Medida Provisória) 1.232 ano passado.
E, portanto, assim viabilizar a transferência de seu controle acionário para a Âmbar Energia, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, única empresa que se interessou no negócio.
A princípio, dias antes da publicação da MP, fechou a compra das termelétricas da Eletrobras com as quais a distribuidora está inadimplente.
Ainda assim, antes da MP, diversas empresas foram sondadas para assumir a distribuidora, mas nenhuma se interessou pelo negócio.
Leia mais
Aneel dá aval para transferência da Amazonas Energia para Âmbar
Amazonas Energia: venda não concluída, Aneel já busca alternativas
Finalista
No entanto, a Amazonas Energia aparece como finalista no Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor de 2024.
Sobretudo, competindo diretamente com a Energisa Tocantins e com a Roraima Energia (outro patinho feio privatizado pela Eletrobrás em 2018, também arrematada pelo grupo Oliveira Energia).
Leia mais no Uol.
Foto: divulgação