Só deu Amazonas na mostra cultural escolar no Distrito Federal
Feira dos Estados, no Ideal de Taguatinga, levou mostra cultural, como os bois Garantido e Capricho e a culinária típica do estado

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 05/07/2022 às 17:41 | Atualizado em: 06/07/2022 às 12:19
As crianças e adolescentes, assim como os professores e pais de alunos do Colégio Ideal de Taguatinga, no Distrito Federal, amanheceram nesta terça-feira (5) embalados ao som das toadas de Caprichoso e Garantido, além de tambaqui assado e creme de cupuaçu na mesa.

Era o Amazonas dando o ar da graça na abertura do projeto Sinusi (Simulação das Nações Unidas) que acontece todos os anos na escola da iniciativa privada do DF.

Os pequenos “amazonenses por um dia”, vestiram o azul e vermelho das cores dos bois de Parintins, mostraram a fauna e flora – onça, tucano, vitória-régia – e as comidas típicas da região.

Além do Amazonas, o Pará também se fez presente, com o seu carimbó e saias rodadas no palco do Sinusi 2022.
Os gaúchos e nordestinos compareceram no evento, com suas manifestações culturais, artísticas e gastronômicas.
“A Simulação das Nações Unidas (Sinusi) é um projeto do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mas desde 2017, foi estendido ao ensino infantil e fundamental I. Adaptou-se para os pequenos com o nome de Sinusinha para eles não ficarem de fora e irem conhecendo os estados do nosso país”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Ideal, Cristina Rodrigues da Silva, que é a amazonense do bairro de São Geraldo.
De acordo com a orientadora educacional, os objetivos desse projeto são:
- conhecer a diversidade cultural do Brasil e conscientizar os alunos sobre a importância das diferenças e do respeito para com o outro;
- favorecer a construção de alunos críticos e conscientes de seu papel na sociedade;
- proporcionar a construção de vínculos de solidariedade e de afetividade entre a comunidade escolar;
- desenvolver o espírito esportivo nos alunos (gincana).
Leia mais
Caprichoso e Garantido reconhecidos patrimônio cultural nacional
Foto: Divulgação