Sesi Amazonas orienta empresas sobre saúde mental e riscos no trabalho

Encontro em Manaus no dia 23 vai apresentar atualizações da NR-1 e ferramentas práticas de gestão.

Sesi Amazonas orienta empresas sobre saúde mental e riscos no trabalho

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/07/2025 às 10:25 | Atualizado em: 21/07/2025 às 10:26

No dia 23 de julho, o Serviço Social da Indústria (Sesi) Amazons promove o “Encontro SESI SST na Indústria”, voltado a gestores, técnicos e profissionais de segurança do trabalho.

O objetivo é esclarecer as atualizações da norma regulamentadora 1 (NR-1), com foco na saúde mental no ambiente de trabalho e na gestão dos riscos psicossociais.

Segundo a superintendente do Sesi Amazonas, Rosana Vasconcelos, o evento é parte de uma mobilização nacional, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, e busca esclarecer dúvidas sobre as responsabilidades das empresas frente às mudanças da norma.

“Não se trata de impor novos custos, mas sim de interpretar corretamente a NR-1 e investir na saúde do trabalhador como parte essencial da produtividade e segurança”.

Durante o evento, serão apresentadas ferramentas como o ASSTI e MENTIS 360, voltado à gestão integrada da saúde física e mental. Especialistas do quadro técnico do Sesi vão conduzir as palestras:

  • Samuel Antônio Serrão – técnico de Segurança do Trabalho: implementação do plano de gerenciamento de riscos;
  • Denir Cruz Fernandes – médico do trabalho: saúde mental e fatores psicossociais na NR-1;
  • Alessandra Lima e Cristiane Maia – enfermeiras do trabalho: soluções práticas do programa ASSTI e Mentis 360;
  • Eliane Ramos – enfermeira da saúde ocupacional: gestão eficaz dos exames periódicos nas empresas.

A programação é gratuita e voltada à indústria, com inscrições abertas para profissionais interessados em atualizar práticas de segurança e saúde no ambiente corporativo.

Leia mais

Afastamentos por transtornos mentais crescem no Amazonas em 2024

Trabalho na ZFM

O polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) registrou em abril deste ano o maior número de trabalhadores da sua história, com 131.446 empregos diretos entre efetivos, temporários e terceirizados — um crescimento de 2,18% em relação ao mesmo período de 2024, quando contava com 128.645 trabalhadores.

Conforme o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, o crescimento no número de postos de trabalho é reflexo direto da atração de novas fábricas, linhas de produção e produtos inovadores, fortalecendo a cadeia industrial da região.

“Isso vem acontecendo com a implantação de novas fábricas, novas linhas de produção, com novos produtos e o avanço tecnológico que nós temos alcançado com uma rapidez muito grande”, afirmou.

Foto: Freepik