Sem acordo, disputa por vagas em creches de Manaus vai à Justiça

Defensoria pública e órgãos municipais divergem na distribuição de vagas. Prefeitura anuncia que faz sorteio nesta sexta

Publicado em: 26/01/2023 às 23:41 | Atualizado em: 26/01/2023 às 23:56

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE) anunciou, nesta quinta-feira (26), que vai mover uma ação judicial coletiva contra a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para anular o sorteio de vagas para as creches municipais.

A seleção está marcada para ocorrer na manhã desta sexta-feira (27) pela Prefeitura de Manaus.

Hoje, a Defensoria reuniu novamente com a Semed, Procuradoria-Geral do Município (PGM), Casa Civil do Município, Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus e Ministério Público do Estado (MP-AM). Mas não houve consenso.

Segundo a DPE, a Semed alegou não ter tempo hábil para realizar outro processo, considerando os critérios de vulnerabilidade sugeridos pelo órgão em ofícios encaminhados no início da semana.

Leia mais

Por transparência, acordo suspende vagas em creches de Manaus por sorteio

Por isso, a Casa Civil municipal decidiu prosseguir com o sorteio de vagas, sem alterar os critérios previamente estabelecidos.

De acordo com a Defensoria, a ação coletiva visa assegurar o acesso das famílias mais vulneráveis às vagas oferecidas nas creches municipais e a maior transparência do processo.

Conforme a prefeitura, das vagas sorteadas, 60% serão destinadas aos inscritos no Cadastro Único (CAD) e 40% para os que não participam.

A Semed afirmou ainda que os critérios seguem as recomendações do Ministério Público.

Leia mais em Segundo a Segundo.

Foto: Altemar Alcantara/Semcom