Secretária da SES-AM, Nayara Maksoud agora é cidadã amazonense

Nayara Maksoud tem 47 anos e é servidora de carreira da SES-AM, com mais de 20 anos no serviço público no Estado

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 05/11/2024 às 06:37 | Atualizado em: 05/11/2024 às 12:47

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, recebeu o título de Cidadã Amazonense, concedido, nesta segunda-feira (04), pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

“Com muito orgulho eu recebo essa homenagem. Ela só foi possível porque vocês, amigos, colegas de trabalho e minha família, sempre estiveram comigo. Construí 20 anos de história no Amazonas e todos vocês fazem parte disso”, declarou.

Assim, de autoria do deputado estadual Dr. Gomes (Podemos), o título à titular da SES-AM, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população do Amazonas.

Natural do Mato Grosso do Sul, Nayara Maksoud tem 47 anos e é servidora de carreira da SES-AM, com mais de 20 anos no serviço público.

Dessa maneira, ela assumiu como secretária da SES-AM em março deste ano.

A secretária agradeceu ao governador Wilson Lima, por ter lhe dado honra de assumir a gestão da SES-AM.

“Uma pasta complexa e ele acreditou numa servidora pública para que pudéssemos, juntos, construir um Amazonas cada vez mais forte”, declarou Nayara Maksoud, pontuando que exerce o cargo com muita com honra, hombridade e transparência.

A cerimônia foi concorrida. Além da homenageada, do autor da proposta e deputados, participaram da sessão solene, realizada no plenário Ruy Araújo da ALE-AM:

  • o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, que no ato representou o governador do Amazonas, Wilson Lima;
  • o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campelo; o defensor público Arlindo Gonçalves;
  • a coordenadora do Comitê Estadual de Saúde e membro do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional Justiça (CNJ), juíza Etelvina Lobo Braga, dentre outros convidados.

Os deputados Alessandra Campelo (Podemos), Sinésio Campos (PT) e Adjuto Afonso (UB), o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, além de demais autoridades, familiares, amigos, colegas de trabalho também prestigiaram a solenidade.

Nesse sentido, na ocasião, em seu discurso, o secretário-chefe da Casa Civil destacou a competência da profissional à frente da SES-AM.

“Eu fiz questão de comparecer pessoalmente à solenidade e trazer meus filhos para que pudessem entender o valor do trabalho sério, de se fazer o que gosta e de maneira justa. Todos os outros secretários de saúde que passaram deram a sua contribuição, mas a forma como a secretária Nayara enxerga a saúde e conhece o SUS (Sistema Único de Saúde), certamente ela trabalha para entregar uma saúde melhor para nosso Estado”, declarou Flávio Antony Filho.

Dessa forma, o deputado Dr. Gomes falou da satisfação em ter sido o autor da propositura, ressaltando os trabalhos desempenhados por Nayara Maksoud nos mais 20 anos de dedicação à saúde no Amazonas.

“Ela é uma verdadeira amazônida, que optou por seguir aqui sua história, com muito amor e dedicação. Hoje, dirige mais de 22 mil servidores da saúde no Amazonas, com competência. Sinto-me honrado em ser o autor dessa proposta e, hoje, esse título representa para todos nós um reconhecimento do suor derramado, lágrimas e também alegrias. Parabéns”, disse o parlamentar.

Leia mais

Nayara Maksoud chega a 100 dias à frente da saúde do Amazonas

Trajetória

Nayara Maksoud é formada em Enfermagem, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e mestre em Saúde Pública, pela Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz/ILMD).

Além disso, tem especializações em Processos Educacionais na Saúde (Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa) e em Saúde Pública para Gestores do SUS no Amazonas (Fiocruz/ILMD).

Desse modo, atuou como coordenadora de Regulação Estadual da Saúde do Amazonas (de julho de 2023 a março de 2024), foi diretora-presidente da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (2022/2023) e secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (2020/2022). Entre 2019 e 2020, exerceu a chefia de departamento da Secretaria Executiva de Assistência da Capital.

Além disso, de 2003 a 2012, atuou como gestora de serviços de saúde em várias frentes de trabalho no interior do Estado, com a formulação de políticas de saúde local e direcionadas às populações indígenas e ribeirinhas.

Também contribuiu com a organização de redes regionalizadas de saúde, de acordo com a singularidade e especificidades da região amazônica.

Fotos: Evandro Seixas/SES-AM