Saúde destina 66 médicos especialistas para o Norte
Considerando as regiões remotas do país, 20% atuarão na região da Amazônia Legal

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/08/2025 às 15:06 | Atualizado em: 26/08/2025 às 15:06
Dos 501 médicos que vão atuar em todo o país pelo programa Agora Tem Especialistas, 66 foram destinados para a região Norte para reforçar o atendimento em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia.
Assim, o Ministério da Saúde distribuiu os especialiatas em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, eles serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais.
Esses profissionais integram a primeira chamada de edital inédito do programa federal. Com isso, vão reforçar o atendimento em 258 hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades da rede pública nas cinco regiões do país.
“Precisamos de iniciativas ousadas como o Mais Médicos Especialistas, que vai garantir, pela primeira vez, a atuação de profissionais especialistas no SUS e reduzir o tempo de espera da população por atendimento. Com esse reforço, estados e municípios, que já tinham um grande investimento no serviço, terão suprida a necessidade de especialistas, ampliando o acesso e fortalecendo a rede pública de saúde”, comentou o ministro Alexandre Padilha, em coletiva que anunciou o resultado da seleção.
Como resultado, para o Nordeste, que historicamente conta com menor número de médicos especialistas, estão destinados 260 profissionais, o que equivale a 51% do total. Já o Sudeste receberá 125 especialistas, seguido pelo Norte (66), Sul (26) e Centro-Oeste (24).
Além disso, considerando as regiões remotas do país, 25,7% atuarão em áreas classificadas como de alta ou muito alta vulnerabilidade, 20% na região da Amazônia Legal e 9% em áreas de fronteira.
*Com informações do Ministério da Saúde.
Leia mais
Nunca o país teve tantos médicos, mas estados do Norte amargam desprezo
Foto: Rafael Nascimento/MS