Saraiva busca integração do Norte e pauta reforma tributária

Superintendente da Suframa faz visita até quinta-feira a Roraima. Junho foi ao Amapá e até agosto pretender ir ao Acre e Rondônia

Antônio Paulo, da BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 17/07/2023 às 19:56 | Atualizado em: 17/07/2023 às 19:56

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, retomou seu périplo pela Amazônia a fim de fortalecer a integração e o desenvolvimento regional.

Após visitar o estado do Amapá e ter encontro com o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, em junho, Saraiva iniciou nesta segunda-feira (17), uma agenda de trabalho e contatos em Roraima.

Dessa forma, o superintendente da ZFM se encontrou com o governador Antônio Denarium no palácio Hélio Campos, sede do governo roraimense.

Na pauta, detalhamento sobre iniciativas da autarquia objetivando a descentralização de recursos da ZFM para toda a área de abrangência da Suframa.

“Já fizemos, com sucesso, essa viagem a Macapá. De hoje a quinta feira cumpriremos agenda aqui em Boa Vista. Em agosto iremos a Rio Branco e Depois Porto Velho. Faz parte da agenda de integração regional que estabelecemos no início da nossa gestão”.

Descentralização

No encontro com o governador Denarium, o superintendente explicou o planejamento de descentralizar e disseminar recursos gerados a partir do faturamento gerado na ZFM, caso da Lei de Informática.

“Fabricantes de bens de informática têm como contrapartida a obrigação de destinar 5% do seu faturamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Segundo Saraiva, a previsão é que neste ano a contrapartida (5% do faturamento) dos fabricantes de bens de informática em PD&I gire em torno de R$ 2 bilhões.

“Nosso propósito é que boa parte desse recurso seja destinado não só em Manaus, mas também aqui em Roraima, em Rondônia, no Acre e também no Amapá”.

Leia mais

Saraiva quer ser superintendente da integração regional

Mais Amazônia

O governador de Roraima expressou o contentamento dele com o planejamento da Suframa e assinalou vários projetos nos quais os investimentos seriam providenciais.

“Estou entendendo a ideia da Suframa como ‘Menos Manaus e Mais Amazônia’. Isso é muito importante para toda a região. Em Roraima, esses recursos seriam muito necessários para a fomentação de cadeias produtivas”, dise Denarium.

CAS e CBA

Saraiva convidou o governador e secretariado para a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Roraima.

O evento que começa nesta terça-feira (18) e vai até quinta-feira (20), em Boa Vista.

Denarium também foi convidado a participar da próxima reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), agendado para este dia 25, em Manaus.

O superintendente disse que um dos pontos da programação do próximo CAS será a oficialização do contrato da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) que se tornará a gestora do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

A reunião contará com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. 

Ponte política

Durante a reunião, o superintendente e o governador receberam a ligação do senador do Amazonas Omar Aziz (PSD).

Assim sendo, o coordenador da bancada elogiou a iniciativa da autarquia, enfatizando a importância de desenvolver o projeto de integração regional.

“Na verdade, essas visitas de Bosco Saraiva aos estados da região Norte servem também como uma ponte política principalmente nesse momento que o Senado vai analisar e votar a reforma tributária”.

Leia mais

Reforma tributária

Isso porque na votação da PEC 45/2019, na Câmara dos Deputados, dos 40 votos referentes aos cinco estados de abrangência da Suframa houve 11 contrários à reforma tributária e 29 a favor.

Sobretudo o destaque a Rondônia, cuja bancada, de oito federais, seis votaram contra a proposta, logo, contrários à ZFM.

Já no Senado, serão 15 votos – três por estado –, o que representa 30,6% dos 49 votos necessários para a aprovação da emenda constitucional.

Questionado sobre o papel de ajudar na busca de votos a favor da reforma tributária, Saraiva disse:

“Já estamos fazendo esse diálogo de forma natural. A reforma tributária, agora no Senado sob a relatoria do senador Eduardo Braga, tem sido item obrigatório de nossa pauta”.

Foto: divulgação