Samba, boi de rua e marchinhas na banda do Boulevard

A banda do Boulevard acontece no dia 12 de fevereiro, na avenida Álvaro Botelho Maia, em Manaus.

Samba, boi de rua e marchinhas na banda do Boulevard

Ednilson Maciel

Publicado em: 18/01/2023 às 18:36 | Atualizado em: 18/01/2023 às 18:36

A banda do Boulevard inova mais uma vez e vai trazer para a avenida um carnaval de rua diferenciado. A bateria vai tocar três horas ininterruptas de samba.

Ou seja, uma hora de boi-bumbá, com a apresentação do boi de pano Boilevard, o boi de rua de Manaus criado ano passado.

Além disso, uma ala toda sincronizada, que fará parte da apresentação da nova rainha da banda, Josiane Valle.

E, claro, as tradicionais marchinhas de carnaval com os Anjinhos do Boulevard.

Todas essas novidades estão sendo preparadas pelos organizadores para proporcionar um carnaval inesquecível aos apreciadores da banda, que costuma levar para a avenida Álvaro Botelho Maia uma multidão de pessoas todos os anos.

De acordo com o mestre Iron, da bateria da banda, a haverá muitas surpresas, sendo a ala sincronizada e a apresentação do boi de pano uma das mais aguardadas pela equipe.

“Vamos trazer na bateria Explosão do Boulevard cem ritmistas e teremos um momento surpresa com uma hora de boi-bumbá com muitas toadas de Parintins e do nosso Boilevard”.

Outra novidade é o intérprete Huaulesom Rodrigues, o Mestre Kabeça, que trará para o carnaval sambas de escolas como Mocidade, União da Ilha, Beija-Flor, Reino Unido da Liberdade, Vitória-Régia e Grande Família.

“Só sambas eternos que fazem sucesso até hoje nos bailes de carnaval”, disse.

Desse modo, a banda do Boulevard acontece no dia 12 de fevereiro, na avenida Álvaro Botelho Maia, a partir das 16h.

O tema “Teixeira de Manaus é beiradão: cultura do Amazonas em canção”, é música composta por Paulo Onça, Mulher do Samba e Mui do Cavaco, tendo como intérpretes Auzier do Samba e Mestre Kabeça.

Leia mais

O Boilevard

Assim, o Boilevard, boi de pano criado em 2022 pelos organizadores da banda do Boulevard como forma de representar a cultura do boi-bumbá de rua de Manaus é uma das atrações do ano.

Dessa maneira, a apresentação terá show de uma hora de duração do cantor e levantador de toadas Paulinho Viana.

A brincadeira do boi-de-pano entrou de vez no calendário e neste ano passa a integrar a programação do evento com a presença de Paulinho Viana, que movimentou os brincantes do boi-bumbá no dia 19 de 2022.

Manutenção da cultura

De acordo com a organização da banda, o Boilevard não poderia ficar de fora desse momento carnavalesco.

Dessa forma, a presença reforça o interesse dos organizadores, brincantes e foliões em manter viva a cultura popular de rua, como o carnaval e o boi de pano.

Iniciativa que, para o levantador de toadas oficial da Marujada de Guerra de Manaus, Paulinho Viana, contribui para o resgate do boi de rua em Manaus, que está esquecido há algum tempo.

“O Boilevard será uma grande iniciativa”.

Para o dia da banda Paulinho, que é um dos artistas do Boi Caprichoso e também do Carnaboi e Boi Manaus, promete aos foliões “um show com a cara do Paulinho Viana, ´pra cima´ e totalmente energizante do começo ao fim, com um repertório dançante e com toadas marcantes dos bois de Parintins”.

Anjinhos e rock gospel

Sobretudo, a banda do Boulevard é uma das mais tradicionais bandas de carnaval de rua de Manaus e costuma reunir mais de 150 mil foliões na avenida Álvaro Botelho Maia.

Sua programação inclui no repertório musical os sambas próprios da banda e a tradicional presença dos Anjinhos do Boulevard, a bateria com 100 ritmistas e a banda de rock gospel de Sylvia Laureana.

Portanto, a banda traz como tema ‘Teixeira de Manaus é beiradão: cultura do Amazonas em canção’, em homenagem ao saxofonista amazonense Rudeimar Soares Teixeira, o Teixeira de Manaus.

Foto: divulgação