Rio Negro: por que campo de canarana após seca prejudica meio ambiente

Vegetação, que não é comum, surgiu após seca extrema e tem preocupado pesquisadores

Mariane Veiga

Publicado em: 16/11/2024 às 14:34 | Atualizado em: 16/11/2024 às 15:29

A seca severa que atinge os rios do Amazonas revelou um campo de canaranas em uma área seca do rio Negro, o que tem preocupado pesquisadores que dizem que a vegetação pode prejudicar o meio ambiente.

Segundo os especialistas, apesar da aparência de solo fértil, a vegetação pode causar impactos negativos na natureza.

Em Manaus, o rio Negro secou em várias regiões e deu lugar a essa vegetação que não é comum, mesmo em períodos de estiagem.

Toda a área coberta pela vegetação era de solo seco e rachado. A paisagem nova se tornou frequente nos últimos dois anos por causa da seca extrema. Segundo especialistas, isso é um sinal de alerta da natureza.

Segundo o biólogo André Menezes, a vegetação, chamada de canarana, pode afetar diretamente o ecossistema da região, com a volta da cheia dos rios, prevista para começar nos próximos dias.

Leia mais

Amazonas faz balanço de ações contra seca dos rios e queimadas

“À medida que o rio vai enchendo e ela vai se soltando, ela cria um bloqueio e esse bloqueio vai acabar diminuindo a incidência solar das algas que oxigenam a água dos rios. Isso gera uma consequência de diminuição da oxigenação dos rios. Até mesmo essa vegetação que vai entrar em processo de decomposição, ela contribui para que a oxigenação dos rios diminua cada vez mais, deixando cada mais ácido e consequentemente trazendo impactos extremamente negativos”, explica.

O Amazonas enfrenta a pior seca da sua história, com todos os 62 municípios em situação de emergência e mais de 800 mil pessoas afetadas.

Em Manaus, o Negro ainda oscila entre subida e descida do nível, mas deve se estabilizar e voltar a subir definitivamente nos próximos dias.

Leia mais no G1.

Foto: reprodução/TV Amazonas