Retirada do nome de bandeirante de avenida no Dom Pedro gera polêmica

base

Publicado em: 03/10/2019 às 11:12 | Atualizado em: 03/10/2019 às 11:12

Representantes de órgãos públicos, do movimento negro e moradores da avenida Domingos Jorge Velho estarão reunidos na sexta-feira (4), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para discutir a escolha da nova identificação da via, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

A audiência pública cumpre recomendação do Ministério Público Federal (MPF) sobre a referência à personalidade histórica escravista.

Leia mais

Nomes de políticos devem ser tirados de bens públicos antes das eleições

 

Conforme o MPF, a mudança do nome de bem público que homenageia transgressores de violações de direitos humanos, além de ser uma forma simbólica de reparação às memórias das vítimas da escravidão, é um meio de reconhecimento do dever das instituições públicas de adotar medidas, tanto de caráter afirmativo, quanto de repressão ao racismo, à intolerância e a toda forma de discriminação racial negativa.

De acordo ainda com o MPF, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho comandou uma campanha contra o quilombo dos Palmares, na região Nordeste.

Após as discussões para a alteração do nome da avenida, os vereadores vão elaborar projeto de lei determinando o nome sugerido, em comum acordo com os moradores do local e demais participantes da audiência pública.

Fonte: CMM

Foto: Robervaldo Rocha/CMM