Referência da covid no AM, hospital Delphina Aziz comemora 5 mil altas

Além disso, o hospital saltou de 130 leitos para 471, dos quais 180 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

hospital Delphina Aziz comemora 5 mil altas

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 12/03/2021 às 07:24 | Atualizado em: 12/03/2021 às 07:24

O hospital e pronto-socorro Delphina Aziz, em Manaus, atingiu 5 mil altas médicas de recuperados da doença. O marco foi alcançado nesta quinta (11), há um ano do início da epidemia no estado.

Delphina Aziz é a principal unidade de referência no tratamento do coronavírus (covid-19) no Amazonas.

Para celebrar o número, médicos, enfermeiros e demais funcionários do hospital realizaram o tradicional “Corredor da Vitória”, aclamando 13 pacientes que deixaram a unidade e reencontraram suas famílias, após vencerem a batalha contra o coronavírus.

A cerimônia simbólica aconteceu em um dos corredores do ambulatório do hospital, situado no bairro Santa Etelvina, zona norte da capital.

Durante o reencontro, muita emoção. Sem esconder as lágrimas, Alice Menezes, esposa de um dos pacientes recuperados, vai aos prantos ao rever o marido com a saúde restabelecida. Segundo ela, o choro é resultado de uma mistura de sentimentos bons.

Após sete dias de uma intensa luta pela vida, Júlio César vibra com a oportunidade de voltar para a casa. Ele agradece aos profissionais e diz ver o momento como uma nova chance.

“Um recomeço, uma nova vida, novas metas, traçar novos objetivos e cuidar melhor da nossa saúde. Só o fato de poder ir para casa e saber que você pode abraçar sua família de novo, é gratidão total a Deus e à equipe médica”, diz o paciente.

Leia mais

Saúde do Amazonas tenta voltar à normalidade com covid em queda

Avaliação

Para a secretária-executiva da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo, a marca atingida pela principal unidade de referência ao tratamento da covid-19 no estado, representa um triunfo para o Amazonas, no que diz respeito ao planejamento da rede pública de saúde para o enfrentamento da pandemia.

Os resultados obtidos podem ser vistos como um reflexo positivo do trabalho integrado entre o Governo do Amazonas e a gestão da unidade hospitalar.

Com os investimentos realizados pelo Estado, o hospital saltou de 130 leitos para 471, dos quais 180 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Isso fez com que o HPS Delphina Aziz se tornasse o terceiro maior hospital do país e segundo maior em número de leitos, credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“É de suma importância o papel do estado em financiar, em ter esse planejamento integrado, não só conosco, mas com os demais hospitais da rede, para que a gente consiga enfrentar e consiga de forma, com qualidade, atender os pacientes”, avalia o diretor-executivo do HPS Delphina Aziz, Luiz Gasparini.

Foto: Lucas Silva / Secom