Projeto ‘Corpos Artísticos’ marca nova fase cultural em Coari
O projeto cultural inclui ballet folclórico, contemporâneo, gospel, infantil, coral, teatro, orquestra de flauta e violão, street dance e o super beleza

Mariane Veiga
Publicado em: 22/03/2025 às 15:22 | Atualizado em: 22/03/2025 às 15:48
A secretaria municipal de Cultura, do município de Coari, lançou esta semana, o projeto “Corpos Artísticos”, marcando o início de uma nova fase da cultura coariense, na gestão do prefeito Adail Pinheiro.
Desse modo, o projeto Corpos Artísticos inclui as seguintes categorias de ballet: ballet folclórico, contemporâneo, gospel, infantil e corpo de ballet municipal.
Além de coral Infantil e municipal, grupo de teatro do município, orquestra de flauta e violão, corpo coreográfico, street dance e o super beleza Coari.
“É uma experiência incrível. Sempre quis fazer parte de algo assim. Desde criança, via nos filmes e sonhava com isso”, disse Helena Yasmin Gama de Souza, de 15 anos, integrante do ballet contemporâneo.
Durante a cerimônia, que reuniu artistas, autoridades e a comunidade no auditório Silvério José Nery, o secretário de Cultura, César Vasquez, destacou a importância do projeto para os artistas e para o desenvolvimento sociocultural da cidade.


Leia mais
Coari realiza mutirão e garante cidadania a mais de 15 mil pessoas
Cultura e sociedade
“As crianças e os jovens que participam desse projeto estão aprendendo, crescendo e se desenvolvendo. Desde 2017, temos trabalhado para fortalecer a cultura no município, e é gratificante ver novos alunos chegando e outros dando continuidade a esse legado”, afirmou.
Vasquez ressaltou ainda que Coari é um verdadeiro celeiro de artistas e que a gestão municipal tem investido para aprimorar o trabalho desenvolvido.
“Queremos formar grandes músicos, cantores, atores, diretores, bailarinos, coreógrafos e outros profissionais da arte, e temos a felicidade de contar com o apoio incondicional do prefeito Adail Pinheiro, que acredita e investe na cultura local”, ressaltou o secretário de Cultura.
A cerimônia também contou com a entrega de certificados aos integrantes de 2024, reconhecendo o esforço e dedicação dos participantes.


Espetáculos
E encerrando a noite de festa, mais de 250 artistas encantaram a plateia com um espetáculo de música, dança e teatro inspirado no filme Divertida Mente em que explorou temas como vergonha, inveja, nostalgia, tristeza, raiva, ansiedade, medo, tédio, amor e alegria.
“Maravilhoso! Perfeito do início ao fim. Cada ano eles surpreendem com algo novo, e desta vez não foi diferente. Foi um verdadeiro espetáculo, simplesmente lindo”, elogiou a empreendedora Naniele Pereira, 33 anos.
Para o prefeito Adail Pinheiro, a abertura do projeto “Corpos Artísticos” representa um passo importante para o fortalecimento da cultura em Coari, oferecendo novas oportunidades para talentos locais e consolidando a arte como expressão viva da identidade do município.


Fotos: divulgação