Projeto apoia mulheres ceramistas na zona rural de Parintins
Tem como objetivo resgatar tradições, incentivar a produção artesanal, fortalecer a autoestima e criar oportunidades para o futuro das mulheres ceramistas.

Dassuem Nogueira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/08/2025 às 10:32 | Atualizado em: 16/08/2025 às 10:34
As ceramistas dos arredores da sede do município de Parintins possuem fama regional como exímias fabricantes de utensílios de cerâmica como potes, panelas e pratos de barro.
O projeto Cerâmica Experience pretende investir na valorização e profissionalização do trabalho das ceramistas das comunidades do Maranhão e São Tomé do Mocambo.
Na primeira oficina realizada pelo projeto, em São Tomé do Mocambo, as próprias artesãs manifestaram o desejo de profissionalizar seu trabalho.

Segundo o artista e ceramista Miguel Carneiro, idealizador e coordenador do projeto, elas pediram suporte técnico para a criação e divulgação de uma marca própria.
De modo geral, o projeto Cerâmica Experience tem como objetivo resgatar tradições, incentivar a produção artesanal, fortalecer a autoestima e criar oportunidades para o futuro dessas mulheres ceramistas.
Segundo Carneiro, “as tradições estão se perdendo, elas tentam passar para filhos e netos, mas eles têm pouco envolvimento com a atividade artesanal. Então a função do projeto é valorizar esse trabalho manual e fazer com que essas ceramistas sejam visibilizadas na comunidade. Só assim elas terão um sentido de pertencimento desse trabalho, que precisa ser valorizado pelos próprios comunitários”.
Leia mais
Lançamento do Made In Amazon celebra cultura amazônica nas águas do rio Negro
As ações
O projeto já realizou uma oficina de reconhecimento e identificação de ceramistas e suas demandas em São Tomé do Mocambo.
Após encerrar esse processo, realizará um curso de formação profissionalizante em cerâmica com duração de dois meses para duas turmas com 20 alunos cada uma.
Nos cursos, está prevista a produção de 20 peças artísticas criadas pelas alunas; 20 peças utilitárias e 10 peças exclusivas com o tema do lendário amazônico.
O curso prevê ainda duas aulas-passeio com ceramistas convidados, as quais pretendem promover encontro de saberes, histórias e parcerias com o grupo de mulheres ceramistas, fortalecendo a tradição e a inovação na produção cerâmica.
Incentivo público
O projeto foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com recursos do Fundo Estadual de Cultura, por meio do Conec, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura.
Fotos: divulgação