Programa “Casa Manauara” entrega 15 moradias na zona norte de Manaus
A previsão é que, até sexta-feira (29), mais 12 moradias sejam entregues ainda na comunidade Rio Piorini.

Bruna Lira, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/03/2025 às 18:57 | Atualizado em: 25/03/2025 às 19:04
A Prefeitura de Manaus entregou, nesta terça-feira, 25/3, mais 15 moradias reformadas por meio do programa “Casa Manauara”. A ação aconteceu na comunidade Rio Piorini, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital. O secretário da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, conduziu a entrega.
O programa, coordenado pela Semhaf, busca melhorar as condições de moradia de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para isso, realiza reformas estruturais essenciais. Entre os principais serviços, estão a troca de telhado, instalação de forro, revisão da parte elétrica, reboco, pintura e, quando necessário, a construção de banheiros. Cada casa recebe intervenções conforme suas necessidades específicas.
O secretário afirmou ainda que esses recursos são frutos de emendas parlamentares do senador Eduardo Braga (MDB) que contemplam a Secretaria Municipal de Habitação.
Atuação do “Casa Manauara”
Conforme o secretário Jesus Alves, o programa já reformou cerca de 80 unidades habitacionais na cidade nos últimos 40 dias. A previsão é que, até sexta-feira (29), mais 12 moradias sejam entregues ainda na comunidade Rio Piorini. Em seguida, o programa deve seguir para atender as demandas da zona Sul da capital.
Segundo a prefeitura, o “Casa Manauara” já reformou mais de 300 residências em diferentes áreas da cidade. Os moradores beneficiados relatam avanços concretos na qualidade de vida. Nesse sentido, muitos destacam o aumento no conforto, na segurança e na dignidade proporcionados pelas melhorias nas moradias.
Além disso, a prefeitura também atua na regularização fundiária da comunidade Rio Piorini. A medida atende a uma demanda aguardada há mais de 20 anos. Com isso, os moradores passam a ter segurança jurídica sobre seus imóveis, o que fortalece o desenvolvimento urbano e garante direitos básicos às famílias.
Foto: BNC Amazonas