Produção de queijo regional se profissionaliza em Autazes

Publicado em: 14/04/2018 às 14:56 | Atualizado em: 14/04/2018 às 14:56
A produção de queijo regional no estado do Amazonas ganha um novo impulso de acordo com as características da Amazônia. Com o ciclo das águas, o município de Autazes inova com suas queijarias flutuantes e com produção ininterrupta.
A “Emporium do Queijo” é a segunda queijaria flutuante inaugurada em Autazes, município a 108 quilômetros de Manaus, e a terceira do Amazonas.
Ela vai operar com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) emitido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do Sistema Sepror, que oportuniza a melhoria da qualidade sanitária dos produtos que chegam à mesa do consumidor.
O empreendimento, inaugurado nesta semana, vai utilizar o leite que a família do produtor rural Manoel Chagas ordenha.
De início serão 500 litros de leite por dia, podendo estender a capacidade para mil litros/dia.
O leite bovino ou de búfala será processado e transformado em queijo coalho.
De acordo com o secretário de Políticas Agropecuárias e Florestais do Amazonas – Seapaf/Sepror, Fernando Vieira, o modelo da queijaria inaugurada é interessante porque atende a uma especificidade amazônica.
“Dessa forma, trabalhamos nos dois biomas, de várzea e terra-firme. Ela é móvel e assim não para de funcionar”, explicou o secretário.
Segundo o diretor-presidente da Adaf, Sérgio Muniz, o estabelecimento servirá como modelo para pequenos produtores, associações e cooperativas da região para que busquem a regularização.
“Estamos querendo em uma ação integrada de todo o Sistema Sepror e outros parceiros obter o maior número de estabelecimentos regularizados, tanto da área de flutuante como de terra firme”, destacou Sérgio Muniz.
Rota do Queijo
Esta ação integrada tem nome: “Plano Estadual de Regularização de Queijo Artesanal”, desenvolvido pelo Governo do Estado através do Sistema Sepror (Ads, Adaf, Idam, Sepa, Seapaf), Agência de Fomento do Estado do Amazonas – Afeam e tem parceria com a Universidade Federal do Amazonas – Ufam.
Autazes é um dos municípios que compõem a maior bacia leiteira do estado, com produção anual de 6 milhões de litros de leite por ano, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas – Idam (2016).
A previsão é de que com o apoio do Plano, mais quatro queijarias regularizadas inaugurem ainda no primeiro semestre.
Foto: Divulgação/Sistema Sepror