Prefeitos têm prazo para realizar conferência de meio ambiente

As conferências servem para que municípios possam assegurar o envio das propostas de suas cidades

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva

Mariane Veiga

Publicado em: 04/11/2024 às 17:00 | Atualizado em: 04/11/2024 às 21:09

O prazo para que os prefeitos do Brasil enviem as conferências municipais sobre meio ambiente, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, acaba na próxima quinta-feira (14).

As conferências servem para que municípios possam assegurar o envio das propostas de suas cidades para as próximas etapas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), cujo tema é “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.

Caso prefeituras não convoquem conferências, que por definição é uma reunião de pessoas para falar sobre ideias de determinado tema, organizações da sociedade civil poderão tomar a iniciativa entre os dias 15 e 30 de novembro.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a participação dos municípios nas conferências ambientais é de extrema importância.

“Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e têm uma compreensão mais profunda das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais contra os efeitos causadores da emergência climática sejam mais sustentáveis e eficazes”.

As conferências têm como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos.

Leia mais em Jornal Opção.

Leia mais

Meio ambiente e causa indígena serão prioridades no CNJ, diz Campbell

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil