Policiais militares do AM são suspeitos na chacina de dois casais
Com base nas imagens de vÃdeos que mostram policiais da Rocam abordando o grupo, horas antes do encontro dos corpos, PM abriu investigação e afastou suspeitos.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/12/2022 Ã s 14:39 | Atualizado em: 22/12/2022 Ã s 14:49
A PolÃcia Militar do Amazonas divulgou que oito policiais militares lotados na Rocam foram afastados das ruas. Eles são suspeitos da chacina de dois casais em Manaus, na manhã desta quarta (21).
Os corpos foram encontrados no porta-malas de um veÃculo abandonado em ramal da AM-10, no km 32.
Conforme o comando da PM, o afastamento é para investigar a suspeita de que dois homens e duas mulheres foram assassinadas pelos policiais. Porém, nenhum nome de policial foi divulgado. Nem mesmo as viaturas e o local da ocorrência, que devem ser obrigatoriamente informadas à central de controle do policiamento na cidade.
As vÃtimas, entre elas dois irmãos e marido e mulher, foram mortos com tiros de pistola e espingarda calibre 12.
Essa possibilidade ganhou força depois que vÃdeos nas redes sociais mostram os policiais realizando abordagem à s vÃtimas na madrugada (confira abaixo). As imagens mostram, inclusive, o veÃculo onde os corpos foram encontrados ao amanhecer.
Leia mais
Manaus e mais três capitais do Norte entre seis mais violentas do paÃs
Policiais investigados
De acordo com a polÃcia, essas imagens motivaram a decisão de afastar os agentes e abrir imediata investigação sobre os fatos. Ao mesmo tempo, a PolÃcia Civil, via delegacia de homicÃdios, assume a investigação da chacina.
Uma das vÃtimas era filho de sargento da própria PolÃcia Militar. Ele afirmou que a informação inicial que recebeu é que ele tinha sido preso. Ao procurar a delegacia, após ver os vÃdeos da abordagem da Rocam, contudo, no caminho recebeu confirmação do assassinato do filho.
Veja vÃdeos
Leia mais
Ordem federal manda parar operação da PM-AM no rio Abacaxis
Caso para Dino
O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), já apresentado pelo presidente eleito Lula da Silva (PT), deve se interessar por mais esse episódio que depõe contra a segurança pública do Amazonas.
Em 2021, a PolÃcia Militar foi impedida por tribunal federal (TRF-1) de atuar no municÃpio de Nova Olinda do Norte. O processo, que ainda não teve desfecho, trata policiais militares como suspeitos de assassinar moradores e indÃgenas em 2021 (veja matérias acima).
Foto: reprodução/vÃdeo