Pesquisa mostra como manauara avalia qualidade de vida na capital do AM
A pesquisa foi realizada nos dias 20 a 22 de janeiro deste ano. Confira.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 25/01/2025 às 08:22 | Atualizado em: 25/01/2025 às 08:22
A Perspectiva realizou uma pesquisa de opinião sobre como é viver em Manaus? Com isso ouviu 1.107 pessoas sobre qualidade de vida na cidade, investimentos, empregos e outras percepções do cotidiano manauara.
Segundo o estudo, para 29% das pessoas entrevistas a qualidade de vida melhorou entre muito (10%) e um pouco (19%). Enquanto que para 44% ficou estável. Já para 10% piorou; 7% piorou muito; não sabe 7% e 10% não opinou.
Diante desse cenário, conforme 25% dos entrevistados, a instituição que está contribuindo mais com a qualidade de vida das pessoas é a Prefeitura de Manaus. Em seguida aparece as igrejas com 19% e em terceiro lugar o governo federal com 17%.
Veja como ficou a lista da colocação das instituições:
- Empresas Privadas / Empresários 11%
- Meios de comunicação 5%
- Empresas Públicas 3%
- ONGs que trabalham em seu bairro 3%
- Associações de Bairro 2%
- Universidades 2%
- Aleam 2%
- Senadores e Deputados Federais 2%
- Câmara Municipal de Manaus 1%
- Conselhos Municipais 1%
- Ministério Público 1%
- Partidos Políticos 1%
- Poder Judiciário 1%
- Sindicatos e associações de empresários 1%
- Sindicatos e associações de trabalhadores 1%
- Nenhuma destas 28%
- Não sabe / Não opinou 9%
Além disso, sobre a perspectiva de futuro da cidade, 45% das pessoas disseram que sairiam de Manaus para viver em outra cidade. Já 46% dos manauaras não sairiam. De resto, 9% não sabe/não opinou.
Administração municipal
A pesquisa também quis saber, de maneira geral, a avaliação da gestão atual do prefeito David Almeida. Como resultado, 35% das pessoas vêem como ótima/boa e 38%, regular. Enquanto que 25% avalia como péssima e 2% não sabe/não opinou.
Investimento por parte da Prefeitura
Para o manauara, a Prefeitura de Manaus tem feito pouco investimento nos bairros da cidade, pois os números quanto a esse quesito são bem maiores em comparação com muito investimento. Veja:

Transparência
Quanto a transparência sobre a divulgação das prestações de contas, a população de entrevistados vê da seguinte forma: muito transparente (15%); pouco transparente (56%); nada transparente (18%) e não sabe/não opinou (11%).
Leia mais
Prefeito de Manaus ameaça expor deputados por falta de emendas
Manaus lidera ranking brasileiro dos municípios em alerta de desastres
Manaus e suas transformações: mais do que obras, mudança de vidas
Câmara de Manaus
Na avaliação dos entrevistados, os vereadores de Manaus não têm uma boa atuação em prol dos bairros da cidade. É que apenas 10% acha que está ótima/boa e 38% vê regular. Já a maioria, que é de 44%, acha que está ruim/péssima. De resto, 15% não sabe/não opinou.
Ainda sobre os vereadores, na opinião das pessoas, eles deveriam fazer o seguinte para melhorar a qualidade de vida da população:
- Conhecer melhor os problemas da zonas/bairros 21%
- Fiscalizar melhor se o prefeito e secretários estão colocando as demandas
- aprovadas em prática 20%
- Dar espaço para a população opinar sobre onde os recursos aos quais os
- vereadores têm acesso devem ser aplicados 19%
- Estar mais presente, visitar mais as zonas/bairros 16%
- Usar os recursos disponíveis (emendas parlamentares) de acordo com as
- demandas da população 15%
- Acompanhar de perto os espaços de participação, como os conselhos,
- conferências, etc 6%
- Não sabe / Não opinou 3%
Vontade política
Apesar de vê dessa forma a qualidade de vida do manauara, apenas 5% manifestou muita vontade de participar da vida política da cidade. Os que disseram ter alguma vontade foram 26%.
Já a maioria que chega a 62% disse que não tem nenhuma vontade de participar da vida política da cidade e 7% não sabe/não opinou.
Outro dado que a pesquisa aponta é o nível de consciência do eleitor manauara ao ser questionado se ele lembra em quem votou para vereador na eleição de 2024.
Conforme a pesquisa, desconsiderando os 19% de quem não votou, a quantidade dos eleitores que esqueceram seu voto é 38,3%. O que representa 446.572 eleitores, isso reflete o nível de consciência politica do manauara.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de janeiro, com entrevistas pessoais realizadas por telefone a 1.107 pessoas, em 61 bairros de Manaus.
Veja a pesquisa completa:
Foto: Clóvis Miranda/Semcom