Parintins pede apoio da Embratur para divulgar festival no exterior

Prefeito de Parintins e representantes dos bois Caprichoso e Garantido pedem apoio da Embratur para promover o Festival Folclórico no exterior.

Diamantino Junior

Publicado em: 07/02/2025 às 14:00 | Atualizado em: 07/02/2025 às 16:23

Representantes da cidade de Parintins (AM) estiveram na Embratur, em Brasília, nesta terça-feira (4/2), para solicitar apoio na divulgação internacional do Festival Folclórico e outras festividades do município. O pedido foi apresentado ao presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

Parintins nas feiras internacionais

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, destacou a importância de inserir a cidade no estande da Embratur em feiras internacionais, reforçando Parintins como um destino turístico global. “Temos grandes projetos para Parintins e já estamos estruturando a cidade para isso. Estamos modernizando a Serra da Valéria para receber cruzeiristas diretamente no porto, capacitando setores de hotelaria e transporte, formando guias bilíngues e adaptando nossa comunicação digital para atrair turistas. Mas precisamos do apoio da Embratur para levar essa divulgação para o exterior”, afirmou Assayag.

Festival de Parintins como atração global

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reconheceu a grandiosidade do Festival Folclórico de Parintins e destacou a relevância do evento para a cultura e o turismo brasileiro.

“Participo há dois anos do festival e considero um espetáculo único, uma mistura de Maracanã, ópera e Carnaval. É um evento completo e uma atração internacional do Brasil que precisa ser amplamente divulgada”, disse Freixo.

Ele reforçou que medidas já estão sendo implementadas para expandir a promoção do festival no exterior, incluindo a ampliação de rotas aéreas para o Amazonas.

“Primeiro, garantimos conexões internacionais para Manaus, pois só podemos divulgar aquilo que o turista tem como acessar. Com esses voos em operação, daremos início à promoção internacional de Parintins, identificando os melhores mercados para essa divulgação”, explicou.

Participação e iniciativas da Embratur

Também estiveram presentes na reunião o deputado federal licenciado Saullo Vianna (União-AM), além dos presidentes dos bois Caprichoso, Rossy Amoedo, e Garantido, Fred Góes.

Uma das ações já realizadas pela Embratur foi a organização de uma press trip em 2024, levando comunicadores e influenciadores dos Estados Unidos e Canadá para vivenciar o 57° Festival Folclórico de Parintins.

Além da tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, os participantes tiveram experiências imersivas na Amazônia, incluindo pesca recreativa, caminhadas de sobrevivência, vivências indígenas e passeios fluviais noturnos.

Leia mais

Freixo leva jornalistas e influencers para promover festival de Parintins

Com o apoio da Embratur, Parintins busca consolidar-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo cada vez mais visitantes de diversas partes do mundo.

Leia mais na embratur.com

Foto: divulgação