Papa Leão tem velhas ligações com a igreja do Amazonas

No ano passado, o então cardeal Robert Francis Prevost, conviveu por uma semana com dois bispos-auxiliares da arquidiocese de Manaus

Papa Leão tem velhas ligações com a igreja do Amazonas

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/05/2025 às 07:25 | Atualizado em: 09/05/2025 às 07:25

Os papas Leão XIII e XIV, este eleito ontem, em Roma, têm histórias antigas e recentes de ligação com a Igreja Católica de Manaus.

Por exemplo, quando Manaus ganhou status de diocese do Amazonas, quem assinou o ato foi Leão XIII (Gioacchino Pecci). Isso aconteceu em 1892. Portanto, há 133 anos.

No ano passado, outro Leão, o apenas então cardeal Robert Francis Prevost, conviveu por uma semana, de 15 a 21 de setembro, com dois bispos-auxiliares da arquidiocese de Manaus. Estes eram Joaquim Hudson Ribeiro e Zenildo Lima.

Recém-nomeados bispos pelo papa Francisco, Hudson e Zenildo foram a Roma participar do “Curso anual de formação para os novos bispos”.

“Eu espero que tenha uma proximidade muito grande entre o papa Leão XIV e a nossa igreja de Manaus”, disse ontem, exultante, à rádio Encontro das Águas Dom Zenildo. Ele deu entrevista ao jornal da emissora momentos depois da definição do novo papa.

Na ocasião da entrevista, ele segurava uma foto. A imagem foi o registro oficial que os novos bispos fizeram no evento. Dom Hudson é o primeiro da esquerda. Mas dom Zenildo foi o que mais deu mais sorte. Ele estava ao lado esquerdo de Prevost, um pouco atrás.

Leia mais

Dom Hudson, 1.º bispo parintinense, Garantido desde criança

Fotos: divulgação