Onça criada como pet no interior do Amazonas é levada a Manaus
O Ibama coordena a transferência do filhote apelidado de Golias, de Santo Antônio do Içá até Manaus, visando estimular os instintos do felino.

Adrissia Pinheiro
Publicado em: 08/02/2025 às 17:24 | Atualizado em: 08/02/2025 às 17:34
Nesta sexta-feira (7), o filhote de onça-pintada Golias, de oito meses, criado como pet em Santo Antônio do Içá, interior do Amazonas, começou sua transferência para Manaus. O Ibama coordenou a ação para reduzir a interação humana e estimular os instintos naturais do animal.
A transferência começou com o transporte de Golias em uma lancha a jato até Tefé. Lá, equipes do Ibama e do Instituto Mamirauá assumiram a responsabilidade de levá-lo até Manaus.

A prefeitura local construiu uma caixa de transporte seguindo as orientações do Ibama.
Golias foi resgatado na terça-feira (4) e levado à Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário.
Os exames confirmaram a saúde de Golias, mas revelaram um comportamento excessivamente dócil. Devido à falta de estrutura na cidade, as autoridades devolveram o filhote temporariamente à família.
Na quinta-feira (6), o Ibama retirou a onça novamente e a levou a um abrigo provisório na Defesa Civil. No dia seguinte, começou sua transferência definitiva para Manaus, onde ela receberá cuidados especializados para reabilitação e reintrodução à vida selvagem.
Leia mais
No Amazonas, família criava onça-pintada em casa há 8 meses
A matéria é do G1. Leia na íntegra.
Fotos: Dybala Gean/divulgação