Oceano subterrâneo da Amazônia garante água por 250 anos
O reservatório é considerado um verdadeiro oceano de água doce, que beneficia, inclusive, Manaus

Ednilson Maciel,
Publicado em: 30/12/2020 às 13:03 | Atualizado em: 30/12/2020 às 13:03
Oceano subterrâneo de água doce, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos está na Amazônia, Os cientistas o denominam de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga). Os pesquisadores afirmam que ele, sozinho, seria capaz de abastecer o planeta inteiro durante 250 anos.
Segundo o professor de Geologia da Universidade do Pará, Francisco Abreu, o Saga é considerado o maior aquífero do planeta. Esse reservatório é quatro vezes maior do que o Aquífero Guarani – também no Brasil, e que até então ocupava o posto de maior do mundo.
Para se ter uma ideia do tamanho do Saga são mais de 150 quatrilhões de litros de água doce. Uma riqueza de valor incalculável para o mundo. O oceano subterrâneo tem uma área total de um milhão e duzentos mil quilômetros quadrados, o aquífero possui 75% de sua extensão em território brasileiro.
˜Um grande número de cidades que estão no vale amazônico, podem ser abastecidas com a água do Saga. Entre as cidades que já utiliza a reserva são Santarém, Alter do Chão e Manaus˜, diz o professor Abreu.
Segundo o cientista ˜se a água é fundamental para a existência da vida como nós a conhecemos, é possível que ela seja a substância mais valiosa do planeta. Por isso, a existência do Sistema Aquífero Grande Amazônia em nosso país pode ser vista como um verdadeiro privilégio, uma riqueza essencial para o presente e para o futuro da soberania brasileira˜, completa