Nova doença respiratória, sem vacina nem remédio, ataca Amazonas

Um dos infectados pelo metapneumovírus esteve na China, de onde teria trazido o vírus.

Dimensão da epidemia de coronavírus será conhecida em abril

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 01/04/2025 às 10:37 | Atualizado em: 01/04/2025 às 11:16

O avanço do metapneumovírus no Amazonas acendeu o alerta das autoridades de saúde. Nos três primeiros meses de 2025, o estado confirmou 15 casos da infecção respiratória, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP). Um dos pacientes esteve na China, onde há um surto do vírus.

Detectado pela primeira vez em 2001, o metapneumovírus pode causar doenças respiratórias em todas as idades, com maior impacto em crianças e idosos. Em fevereiro, houve um pico de 10 casos no estado, mas março registrou apenas um. Não há vacina ou tratamento específico, e os sintomas incluem tosse, febre, congestão nasal e falta de ar.

O subsecretário de Saúde de Manaus, Nagib Salém, afirmou que o estado monitora a circulação do vírus e recebe alertas internacionais sobre possíveis riscos. O atendimento de casos suspeitos ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A FVS reforça medidas preventivas, como higiene das mãos, etiqueta respiratória e uso de máscaras por pessoas sintomáticas e grupos de risco. Crianças menores de seis meses devem ser protegidas de ambientes com risco de contaminação.

Leia na íntegra no g1.

Foto: divulgação