No Amazonas, venezuelanos ganham vaga na universidade federal

Vestibular com inscrição gratuita é para outros refugiados também.

No Amazonas, venezuelanos ganham vaga na universidade federal

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 25/11/2024 às 18:33 | Atualizado em: 26/11/2024 às 10:23

Venezuelanos e outros refugiados no Amazonas poderão ingressar na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec).

Conforme o edital, o Processo Seletivo de Ingresso é para refugiados; solicitantes de refúgio, apátridas e portadores de visto humanitário nos cursos de graduação.

De acordo com o site Segundo a Segundo, serão oferecidas 220 vagas, sendo 148 vagas para as unidades acadêmicas de Manaus e 72 vagas para as Unidades Acadêmicas fora da sede. 

Dessa forma, as inscrições, que são gratuitas, podem ser efetivadas no período entre 3 e 13 de dezembro. A aplicação das provas será no dia 19 de janeiro.

Segundo o reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, a iniciativa é a demonstração da sensibilidade e posicionamento humanos guiados por dispositivos legais previstos na Constituição Federal Brasileira.

“Trata-se da dignidade da pessoa humana e resgate à cidadania, considerando também que a  República Federativa do Brasil é signatária dos principais instrumentos internacionais de afirmação e proteção dos Direitos Humanos. A Ufam, inclusive, integra, desde o ano de 2022, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello de apoio a pessoas refugiadas, que tem como objetivo difundir o direito internacional humanitário”, reiterou. 

A seleção são destinadas a refugiados, apátridas, portadores de visto humanitário e solicitantes de refúgio será realizada por meio de processo seletivo específico.

Leia mais no Segundo a Segundo.

Leia mais

Edital abre as portas da Ufam para refugiados e apátridas

Foto: reprodução/Ufam