MP-AM promove promotora Nilda Sousa a procuradora de Justiça
Após mais de 40 anos de serviço, ela foi promovida por merecimento.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/11/2024 às 18:00 | Atualizado em: 06/11/2024 às 18:00
Atual titular da 33ª Promotoria de Justiça (5ª Vara de Família), Nilda Silva de Sousa foi promovida a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) da 16ª Procuradoria de Justiça, com atuação junto à 3ª Câmara Cível.
A promoção, publicada no diário oficial do órgão de 5 de novembro, alinha-se à decisão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), obedecendo a critério de merecimento, e é assinada pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Albuquerque.
A carreira de Nilda no Ministério Público do Amazonas começou no final dos anos 80, após concurso público. Ela lembra que, à época, foi um desafio, por precisar viajar para o interior com as filhas pequenas — uma com 5 anos e a outra com 6 meses de idade.
“Minha primeira promotoria foi a de Urucurituba, uma cidade muito tranquila. Foi uma passagem de um ano”, relembrou a procuradora de Justiça, citando que os crimes mais frequentes registrados na cidade eram de furto.
O passo seguinte foi Itacoatiara, uma comarca maior e uma missão mais complexa. Ela ficou cinco anos na cidade, incluindo duas eleições.
Leia mais
Procuradora do MP-AM vai presidir conselho nacional de corregedores
De volta a Manaus
Dessa forma, após Urucurituba e Itacoatiara, Nilda retornou a Manaus para assumir, por cerca de um ano, uma promotoria de defesa do cidadão.
Mas, a experiência divisora de águas em sua carreira veio na sequência, ao assumir uma promotoria de infância e juventude.
“Foram 24 anos de trabalho na área de infância e juventude, uma experiência onde deixei meu coração. Havia pessoas que nos procuravam dizendo que era a última esperança delas, o que representa uma enorme responsabilidade, mas nos empenhamos ao máximo para alcançar os objetivos”.
Ciente de que precisava de novos ares e experiências, a promotora de Justiça chegou à 33ª Promotoria de Justiça, vinculada à 5ª Vara de Família.
Nova missão
A agora, portanto, a procuradora de Justiça projeta, para o novo posto, muito trabalho em equipe.
“Espero contar com o apoio dos atuais procuradores, que já têm mais experiência, e que eu possa colaborar também com toda a minha trajetória como promotora”.
Assim sendo, a posse está marcada para o dia 27 de novembro, às 16h, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do MP-AM.
Foto: Hirailton Gomes/MP