Morada do Sol: planejamento urbano garante diferenciais ao conjunto
O conjunto destaca-se pelo planejamento urbano exemplar, valorizando a qualidade de vida e o mercado imobiliário na zona Centro-Sul da cidade.

Diamantino Junior
Publicado em: 29/04/2025 às 19:02 | Atualizado em: 29/04/2025 às 19:02
Em uma cidade cuja população cresce acima da média nacional desde a década de 1970, quando a Zona Franca de Manaus (ZFM) foi inaugurada, conjuntos e bairros planejados, com ruas e calçadas largas e arborizadas, áreas verdes e espaços para áreas de lazer, soam como um oásis no deserto da expansão urbana desordenada. Localizado no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, o conjunto Morada do Sol é um deles.
Esses diferenciais contribuem para que ele desponte como referência no mercado imobiliário da capital amazonense – e uma das regiões da cidade mais cobiçadas para morar. Consolidado como um polo de valorização imobiliária e ainda com um enorme potencial de expansão, o conjunto atrai não só moradores como investidores, e é um exemplo de como empreendimentos imobiliários podem ajudar a reestruturar e valorizar espaços urbanos.
Isso porque o conjunto, desde sua criação, foi planejado para ser uma área residencial capaz de oferecer todas as facilidades e serviços para um público que estava acostumado a ter tudo perto de casa: as pessoas que moravam no Centro de Manaus, região da cidade que, no passado, abrigava os casarões onde viviam as famílias mais tradicionais – e ricas – da cidade.
“As classes de rendas alta e média, tradicionais habitantes do centro urbano de Manaus, mudavam de endereço”, lembra estudo das historiadoras Etelvina Garcia e Maria Tereza Guerreiro, relatando um dos efeitos do ‘boom’ do Polo Industrial de Manaus, que transformou o Centro em uma área portuária e de comércio ainda mais aquecida, “expulsando” parte dos moradores, que passaram a buscar bairros no entorno do Centro – que hoje formam a zona Centro-Sul da cidade.
Foi entre as décadas de 1970 e 1980, quando o ‘boom’ da ZFM impulsionou as atividades no porto, nos aeroportos e no Polo Industrial de Manaus, transformando áreas antes residenciais do Centro em pontos comerciais, que o potencial da área onde hoje está localizado o bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul, chamou a atenção do então proprietário da gleba (como são chamados os terrenos de grande extensão que ainda não passaram por processo formal de divisão ou loteamento), um empresário chamado José Sobreira do Nascimento.
Até então, outro patrimônio, que é um diferencial da região, era o foco do empresário: suas áreas verdes e nascentes de igarapés. Era ali que ele reunia a família e os amigos em encontros na beira de um igarapé, aos finais de semana. “Em 1973, a antiga propriedade rural Morada do Sol já estava irreversivelmente integrada ao espaço urbano de uma cidade em acelerado processo de mudança”, destaca o estudo de Etelvina Garcia e Maria Tereza Guerreiro. É que, com a expansão do Polo Industrial e da área urbana, a cidade “cercou” aquele grande sítio dos Nascimento.
A família Nascimento, então, passou a lotear e vender terrenos e conjuntos começaram a ser inaugurados em toda a região do bairro do Aleixo – que ganhou esse nome em referência à antiga “estrada do Aleixo”, que ligava o Centro à Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste, e que mais tarde passaria a se chamar avenida André Araújo.

A avenida marca um dos limites do bairro, que está localizado entre outras duas das mais importantes de Manaus: Ephigênio Salles e Umberto Calderaro Filho – a antiga Paraíba. Assim surgiram conjuntos como o Adrianópolis e o Jardim Espanha.
Um dos últimos conjuntos a serem criados foi justamente o Morada do Sol: com “lotes generosos” e “vias largas”, como destacam as historiadoras, calçadas e espaços preservados para o verde e o lazer, conciliando crescimento urbano e qualidade de vida. Um loteamento planejado que reflete a importância do planejamento urbano para o equilíbrio entre esses dois fatores.
Além disso, o conjunto Morada do Sol tem localização estratégica, com oferta de serviços e comércios, como escolas, delegacia, supermercados, academias, clínicas, farmácias, entre outras facilidades que aumentam a atratividade da região.
Tudo isso contribui para que ele desponte como uma das localidades mais procuradas pelo mercado imobiliário de alto padrão, com uma grande concentração de edifícios e condomínios residenciais.
Fotos: Divulgação