Montadora da China e Inmetro firmam acordo para recarga de veículos elétricos
Parceria entre o Instituto de Metrologia brasileiro e a Guangzhou Automobile Group (GAC) chinesa é estratégica para a mobilidade, inovação e a competitividade da indústria nacional

Mariane Veiga
Publicado em: 24/05/2025 às 14:56 | Atualizado em: 24/05/2025 às 14:56
A montadora chinesa GAC (Guangzhou Automobile Group) estreou oficialmente no Brasil nesta sexta-feira (23). O lançamento, realizado em São Paulo (SP), foi marcado pela assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
O acordo prevê ações conjuntas de colaboração técnica visando promover avanços sobre instrumentos de medição de recarga de energia elétrica para veículos.
A iniciativa da parceria está alinhada às diretrizes do Inmetro, que priorizam pesquisa, desenvolvimento tecnológico e parcerias entre o setor público e privado para fortalecer a competitividade da indústria brasileira.
Sexta maior montadora da China, a GAC inicia suas operações no país apresentando cinco modelos eletrificados – quatro 100% elétricos e um híbrido (HEV) – voltados aos segmentos de SUVs e sedãs.

Transição energética
O Memorando de Entendimento, firmado entre o Inmetro e a GAC tem como objetivo facilitar o intercâmbio de informações técnicas e científicas, a participação conjunta em seminários, workshops e projetos de pesquisa.
Além da colaboração no desenvolvimento de portarias e regulamentos relacionados à infraestrutura de recarga elétrica e demais tecnologias de mobilidade sustentável.
No ato da assinatura do acordo de cooperação técnica, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, reforçou o compromisso do instituto com a segurança e a sustentabilidade no setor automotivo, por meio da adoção de padrões técnicos de excelência.
Leia mais
Inmetro e Laboratório Nacional de Metrologia da França fecham parceria
Segundo ele, esse alinhamento torna a parceria com a GAC estratégica e promissora para o desenvolvimento do setor no país.
“A medida segue os princípios do programa Nova Indústria Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que aposta na modernização, inovação, sustentabilidade e integração às cadeias produtivas globais”, destacou Brito.
Já o ceo da GAC no Brasil, Alex Zhou, destacou o crescente interesse dos brasileiros pela mobilidade elétrica e pela sustentabilidade:
“Buscamos excelência na oferta de soluções para a mobilidade sustentável e nos colocamos à disposição do Inmetro para ajudar o país a desenvolver esse mercado com a nossa expertise. Portanto, esse pensamento está totalmente alinhado à nossa estratégia para o país, que combina qualidade, inovação e sustentabilidade”, disse Alex Zhou.
Modelos no Brasil
Os primeiros carros são 4 elétricos e 1 híbrido e começam a ser vendidos neste sábado (24/5), em 83 pontos de venda em todas as regiões. Dessa forma, a GAC estreia no mercado brasileiro com cinco modelos eletrificados:
. Hyptec HT – SUV elétrico premium;
. GS4 – SUV híbrido (HEV);
. Aion V – SUV elétrico médio;
. Aion Y – SUV elétrico médio;
. Aion ES – Sedã elétrico médio.
Expansão global
Ressaltando a presença consolidada em mais de 70 países e mais de 2,5 milhões de carros produzidos só em 2023, o presidente mundial do GAC Group, Feng Xingya, disse que a companhia dá um passo decisivo em sua expansão global e oficializa o início de sua operação no Brasil.
“O Brasil passa a ser a ‘casa’ da GAC fora da China, por assim dizer, já que estamos falando de um mercado prioritário para a companhia globalmente. A nossa missão é fortalecer a indústria automotiva, tornando-a mais competitiva no cenário mundial e alinhada com os princípios da mobilidade verde e da eficiência energética. Vamos produzir em solo brasileiro carros com as mais modernas tecnologias do mundo. Posso garantir que estamos chegando para inaugurar uma nova era da indústria automotiva no Brasil”, afirmou o presidente do GAC Group, Feng Xingya.
Fotos: divulgação