Marina vê retrocesso em ato de Alcolumbre contra meio ambiente

Presidente do Senado pressiona pelo petróleo da foz do rio Amazonas e toca projeto que flexibiliza normas para derrotar ministra

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/05/2025 às 21:38 | Atualizado em: 08/05/2025 às 21:38

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, rebateu nesta quinta-feira (8), a tentativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de aprovar o projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, Alcolumbre passou a impulsionar a proposta para tentar impor nova derrota a Marina no Congresso Nacional e pressionar pela liberação na exploração de petróleo na foz do rio Amazonas.

Após determinação de Alcolumbre, o texto, que estava travado, voltou a andar, e um relatório foi apresentado na quarta-feira (7), alinhado com os desejos da bancada ruralista.

Leia mais

Psol bate cabeça sobre exploração do petróleo na foz do rio Amazonas

“Identificamos vários pontos que, na nossa avaliação, desde sempre constituem um grande retrocesso e um desmonte do processo de licenciamento no Brasil”, afirmou Marina.

A ministra complementou sua crítica:

“Esses retrocessos vieram da Câmara dos Deputados e permaneceram no relatório apresentado. Estamos fazendo uma discussão interna no governo para possível reversão desses retrocessos”.

Leia a matéria completa na Folha.

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil