Manaus sedia dois encontros nacionais de ouvidorias do Judiciário

Quem é anfitrião dos eventos é o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Manaus sedia dois encontros nacionais de ouvidorias do Judiciário

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/04/2024 às 13:02 | Atualizado em: 08/04/2024 às 13:02

De 10 a 12 deste mês, Manaus vai sediar dois eventos de ouvidorias do poder Judiciário. São os os encontros 16° do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral e o 3° do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres.

Quem é anfitrião dos eventos é o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Conforme assessoria dos eventos, a abertura é às 19h do dia 10, no Teatro Amazonas, com a participação do presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, do ouvidor-geral do tribunal, Pedro Ribeiro e da ouvidora da Mulher da Justiça eleitoral e vice-presidente do colégio de ouvidoras, juíza Lídia Carvalho.

Para Lins, a socialização e o intercâmbio de conhecimento, experiências e boas práticas das ouvidorias ultrapassam as barreiras geográficas.

“As ouvidorias são canais fundamentais de conexão entre o poder público e o cidadão. Por isso, encontros como esses só fortalecem as atuações que os tribunais já vêm desempenhando pelo país”.

Leia mais

Mulher: ouvidoria do TRE-AM lança cartilha de combate à violência

Programação

Às 8h30 do dia 10, acontece a primeira palestra do encontro sobre “O uso da IA no contexto das ouvidorias”, palestrante Otávio Santos, do TRE-ES.

Às 10h, será a apresentação das trilhas de aprendizagem, com os palestrantes Júlia Montes, Jesana Santos e Adenir Sousa, servidores do TRE-GO.

No dia 11, a palestra “Linguagem simples e direito visual: ampliando o acesso da sociedade à Justiça”, às 8h30, com Adelyse Lopes, do TJ-DF.

Às 10h, o “Uso da inteligência artificial nas eleições”, com os palestrantes juiz Diogo Rais e analista judiciário Elder Goltzman, ambos do TRE-SP.

À tarde, as palestras “Apresentação de boas práticas das ouvidorias” e o “Papel das ouvidorias para as eleições 2024”, com o palestrante Leonardo Hernandez, juiz auxiliar do ministro Kássio Marques, no TSE; a “Experiência da ouvidoria do Supremo Tribunal Federal”, com a juíza Flávia Carvalho, e painel de honra “Desafios e perspectivas para as eleições 2024”, com o desembargador Jorge Lins, e o desembargador Luiz Cláudio Braga, do TRE-GO.

No dia 11, a partir das 9h, será realizada a palestra “Assédio contra mulheres em suas diversas vertentes”, com a juíza Mariana Aquino e a professora. Rosane Porto; e às 10h, acontece a apresentação “Acolhimento de mulheres em situação de violências de gênero”, com a professora doutora Lis Sobol.

Assim sendo, ambas as agendas acontecem na sede do TCE-AM, onde no último dia (12), às 9h, colégios se reúnem para aprovar a carta de Manaus.

Foto: divulgação