Manaus apresenta intensificação no tráfego de veículos durante pandemia

De acordo com estudo feito pela Atlas ODS Amazonas(Ufam), a capital amazonense tem apresentado picos no tráfego de veículos em meio ao período de isolamento social

Gabriel Ferreira, especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 26/05/2020 às 17:32 | Atualizado em: 26/05/2020 às 17:32

Nas últimas três semanas a cidade de Manaus apresentou aumento no tráfego de veículos, de acordo com nota técnica e gráfico do Projeto Atlas ODS Amazonas. Este, portanto, é feito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sobretudo tem como registro inicial no gráfico o dia 9 de março.

De acordo com o documento, “é possível observar uma recente intensificação do tráfego nas três últimas semanas em Manaus, o que é preocupante e, a partir dos dados de tráfego, podem ser tomadas decisões em relação à ação de controle de circulação nos dias críticos e assim contribuir para reverter esta tendência de subida”. Esta pontuação da nota, apontava no gráfico o dia 10 de maio.

Mas, conforme os indicadores da série histórica, houveram outros dois picos nos dias 17 e 24 de maio.

A princípio, a observação do estudo apresentou queda no índice a partir do dia 13 de março, após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no estado. Durante essa data foi assinado o Decreto Municipal 4.776 que determinou o isolamento social.

Conforme a publicação da nota, assinada pelo pesquisador da Ufam, Pedro Henrique Mariosa, a análise gráfica apresenta padrões diferentes. Ou, seja, o indicador mostra que o tráfego nos fins de semana, tem picos de intensidade.

Além disso, datas comemorativas, manifestações e ações do Estado apontaram parâmetros diferentes.

“Quando é realizada a verificação dia-a-dia percebe-se alguns padrões de comportamento e tendências que podem ser relacionadas às ações do Estado e datas especiais que alteram consideravelmente o comportamento de isolamento em Manaus”, diz trecho da nota.

Disposto nos indicadores, em 15 de maio, pode-se notar o maior pico de tráfego na série histórica com 3,00%. Neste dia, houve manifestação pró-governo Bolsonaro na Ponta Negra. No Anfiteatro mais de 2 mil pessoas estiveram presentes. Por outro lado o menor índice aponta -93% no dia 10 de abril.

Leia mais

Em Manaus, manifestantes ignoram coronavírus em ato pró-Bolsonaro

Veja o gráfico:

 

Segundo a nota, “a equipe de pesquisas do Atlas ODS Amazonas vem acompanhando o comportamento de algumas variáveis diretamente impactantes e impactadas em relação ao COVID-19. Uma destas variáveis é a intensidade de tráfego. A intensidade de tráfego na capital do Amazonas, Manaus, acompanha a tendência de tráfego registrado na média do território nacional”.

Leia a nota técnica na íntegraAtlas ODS Amazonas – Nota sobre a metodologia de tráfego em Manaus

 

Foto: BNC Amazonas