Mais vandalismo no Rei Pelé, em Manaus, expõe segurança municipal
Em menos de uma semana, espaço de lazer da população sofre novo ataque

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/08/2025 Ã s 14:10 | Atualizado em: 22/08/2025 Ã s 14:19
Menos de uma semana após ser alvo de depredação, o complexo viário Rei Pelé, na avenida Autaz-Mirim, na divisa das zonas norte e leste, voltou a sofrer no dia 21 de agosto com furtos e vandalismo, desta vez na rede de iluminação.
A ação criminosa inviabilizou o uso da pista de skate no perÃodo noturno e expôs novamente a fragilidade da segurança municipal, mesmo diante dos altos investimentos feitos pelo prefeito David Almeida para fortalecer a Guarda Municipal.
Conforme a prefeitura, câmeras de monitoramento foram instaladas em toda a estrutura do viaduto para acompanhamento em tempo real da Guarda Municipal.
Sem contar que a corporação ganhou um ponto fixo no local.
De acordo com a prefeitura, também reforçou operações contra a receptação de cabos e sucatas na cidade.
Apesar desse investimento, a guarda não impediu que os criminosos tivessem sucesso em nova ação.
“Não basta investir em armamento e viaturas se a pronta resposta não chega a tempo”, criticam frequentadores da ex-bola do produtor.
Investimento na Guarda Municipal x resultados
2023–2025:
– Ampliação do efetivo e contratação de novos guardas.
– Aquisição de viaturas modernas e motos de patrulhamento.
– Compra de armamento e equipamentos táticos.
– Instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos.
Na prática:
– Repetidos casos de vandalismo e furto em bens públicos.
– Ocorrências em áreas de alta circulação, como a divisa das zonas norte e leste.
– Patrimônio público inutilizado poucos dias após reparos.
A reincidência de ataques ao mesmo espaço público, em tão curto prazo, questiona a efetividade das ações preventivas e da vigilância ostensiva tanto da polÃcia quanto da segurança do municÃpio.
Leia mais
Luz para Todos: governo Lula investe R$ 1,7 bilhão no Amazonas
O que diz a prefeitura
“A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), repudia novo ato criminoso, em menos de uma semana, no complexo viário Rei Pelé, localizado na avenida Autaz Mirim, zona Leste.
Nesta quarta-feira, 21/8, foram registrados furtos e depredação da rede de iluminação, gerando um grande impacto na estrutura do espaço, impedindo a utilização da pista de skate no perÃodo da noite.
A prefeitura tem reforçado medidas de segurança no local, com instalação de câmeras de monitoramento em toda a estrutura do viaduto, com acompanhamento em tempo real pelo novo núcleo operacional da Guarda Municipal, na zona Leste. O espaço também passa a contar com um ponto fixo da corporação, garantindo pronta resposta a ocorrências.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), também ampliou as fiscalizações contra a receptação de materiais furtados, como cabos e sucatas. A operação, já executada com êxito no centro da cidade, será fortalecida também na zona Leste, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e demais secretarias.
A gestão municipal busca não apenas coibir os furtos, mas também combater a comercialização ilegal desses materiais, assegurando a preservação do patrimônio público e mais tranquilidade para a população.
A Prefeitura de Manaus reafirma, assim, seu compromisso com a segurança, o ordenamento urbano e a utilização da tecnologia como aliada no enfrentamento à s práticas criminosas”.
Foto: Reprodução/G1