Mais da metade dos brasileiros não confia na polícia, e sente medo

"Há aqui um reconhecimento de que a forma com que elas têm atuado historicamente tem incomodado, porque não é uma forma que vê a segurança e o direito social para todos."

Mais da metade dos brasileiros não confia na polícia, e sente medo

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 23/12/2024 às 07:30 | Atualizado em: 23/12/2024 às 07:35

Conforme pesquisa Datafolha, mais da metade dos brasileiros, sendo um total de 51%, acima de 16 anos disseram ter não confiar na polícia e sente medo.

O levantamento divulgado ontem (22) mostra que os números superam por pouco o de pessoas que afirmaram mais confiar na polícia do que temê-la: são 46%. Como informa a Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem de Isabella Menon, a pesquisa entrevistou 2.002 pessoas, de 16 anos ou mais, em 113 municípios de todo o país em 12 e 13 de dezembro deste ano.

Assim, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Nesse sentido, o resultado é semelhante ao aferido na pesquisa anterior em que a mesma pergunta foi feita, em abril de 2019, em meio a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Então, na época, 51% afirmaram ter mais medo, enquanto 47% tinham mais confiança.

De acordo com o pesquisador Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o resultado do levantamento deve servir de alerta para os agentes de segurança mudarem sua forma de atuação.

“A população não se sente segura em relação à forma de trabalho da polícia, mas não é de hoje”, disse ele.

“Há aqui um reconhecimento de que a forma com que elas têm atuado historicamente tem incomodado, porque não é uma forma que vê a segurança e o direito social para todos.”

Para Carolina Diniz, coordenadora de enfrentamento à violência institucional da Conectas Direitos Humanos, o medo da polícia é um fenômeno cíclico.

“Não se trata de uma situação que acontece agora. Em São Paulo, a situação está longe do controle, mas temos visto dados alarmantes ao longo da história do Brasil.”

Além disso, a pesquisa do Datafolha aponta que o temor tem dado parecido entre gêneros (56% entre mulheres 52% entre homens).

Leia mais em Folha de S.Paulo.

Leia mais

Deputado pede a Lula intervenção na segurança pública do Amazonas

Foto: Paulo Pinto/Agência brasil