Lula pede guaraná de Maués para replantar floresta no Alvorada

Pedido do presidente da República foi feito à secretária do Meio Ambiente de Maués durante solenidade no Palácio do Planalto

Lula pede guaraná de Maués para replantar floresta no Alvorada

Ednilson Maciel, da Re3dação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/04/2024 às 17:44 | Atualizado em: 09/04/2024 às 17:44

O presidente da República, Lula da Silva, fez ontem um apelo ao prefeito de Maués, no Amazonas, Júnior Leite: que envie a ele um cacho de guaraná e mudas da planta para fazer replantio de floresta no Palácio da Alvorada.

O inusitado pedido presidencial ocorreu nesta terça-feira (9) em pleno evento institucional com os prefeitos e vereadores de todo o país. Era o lançamento do programa “União com o Municípios” contra o desmatamento e queimadas na Amazônia.

Antes de discursar sobre o tema, Lula se dirigiu à secretária municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Maués, Jane Freitas de Góes Crespo, que estava na plateia.

Faz tempo que eu pedi ao prefeito de Maués mandar um cacho de guaraná para mim. Em 2010, eu plantei dois pés de guaraná no Palácio da Alvorada, mas depois eu fui embora, não sei como ele foi cuidado só sei que o pé de guaraná morreu. Então, eu queria fazer um pedido a vocês de Maués: que mandem para mim um cacho de guaraná, disse o presidente.

Cuba e o guaraná

Antes de falar o motivo do pedido, Lula lembrou aos presentes no evento que a maioria das pessoas apreciam guaraná não nunca viram a fruta.

Foto: Ascom/Maués

Também contou uma história de que prometera um cacho de guaraná ao ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, que gostava da bebida, mas não conseguiu levar a fruta in natura a Havana e acabou comprando no aeroporto de Manaus um cacho de guaraná feito de cerâmica.

Arborização

Lula contou que está rearborizando o Palácio da Alvorada e que está plantando quase quatro mil árvores entre a casa do vice-presidente Geraldo Alckmin e o Palácio do Alvorada. Assim como, mais 1.500 mudas entre o hotel Royal Tulip e a casa dele,

De outro modo, o presidente disse ainda que está replantando mais quase 1.600 árvores na Granja do Torto, outra residência oficial. E toda essa arborização está sendo feita com árvores das regiões do país. Daí, precisar do guaraná da Amazônia

Apelo

Diante disso, o presidente da República fez um apelo ao prefeito de Maués que, quando for a Brasília levar um cacho de guaraná dentro da mala, no meio das roupas para ver se consegue plantar no Palácio da Alvorada.

“Se você puder, Jane, por favor, mande um caixa de guaraná e duas mudinhas da planta. Eu lhe pago ou eu mando o Rui Costa (ministro) pagar a você”, brincou Lula.

Leia mais

Guaraná dos saterés do Amazonas e comércio justo com Europa

O sucesso do projeto de guaraná orgânico de Maués

Foto: M.Rocha/Divulgação