Jovem Cientista: pró-reitor da UEA ganha prêmio por pesquisa e inovação
Darlisom Ferreira foi reconhecido na categoria Mérito Científico por sua contribuição à pesquisa e à formação acadêmica na região Norte.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 13/02/2025 às 11:49 | Atualizado em: 13/02/2025 às 11:50
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Darlisom Ferreira, foi agraciado na 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista, na categoria Mérito Científico.
A premiação ocorreu na última quarta-feira (12), no Sesi Lab, em Brasília (DF), e contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Com mais de 15 anos dedicados à pesquisa, Ferreira possui mais de 50 artigos publicados e 70 orientações acadêmicas.
Doutor em enfermagem, ele foi peça-chave na aprovação do primeiro doutorado profissional em enfermagem em saúde pública da região Norte, consolidando a UEA como referência na área.
Durante a cerimônia, o professor ressaltou a importância do investimento em ciência e educação pública, destacando seu compromisso com a pesquisa voltada para povos indígenas, comunidades rurais e ribeirinhas.
“Que os resultados das nossas investigações retornem sempre a esses atores sociais, promovendo justiça social”.
Leia mais
UEA ajuda a levar internet veloz a 12 municípios do Amazonas
Marco para UEA
O reitor da UEA, André Zogahib, celebrou a conquista como um marco para a universidade. “Esse reconhecimento reflete a excelência do professor Darlisom na pesquisa e na formação de novos cientistas, fortalecendo a UEA como uma instituição de referência”.
A categoria Mérito Científico premia pesquisadores com título de doutor por sua contribuição acadêmica e impacto na área de conhecimento. Com esse reconhecimento, a UEA reforça sua posição no cenário nacional da pesquisa e inovação.
Foto: Daniel Brito/UEA/Secom