José Ricardo diz que “rachadinha” afunda ainda mais Bolsonaro
O deputado avalia que as novas denúncias reforçam o pedido de impeachment do presidente da República na Câmara

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 05/07/2021 às 19:45 | Atualizado em: 05/07/2021 às 19:45
Único parlamentar da bancada do Amazonas declaradamente de oposição, o deputado federal José Ricardo (PT) não vê mais condições para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manter no cargo.
Na sua avaliação, são graves as novas denúncias desta segunda-feira (5), do portal UOL, apontando o envolvimento direto do presidente no esquema de rachadinha enquanto exerceu o mandato de deputado federal.
No áudio vazado pelo UOL, a ex-cunhada do presidente Andrea Siqueira Valle diz que seu irmão foi demitido por ter se recusado a devolver a maior parte do salário como assessor do então deputado.
“Essas denúncias que vão surgindo representam o que sempre foi Bolsonaro e sua família, um pessoal envolvido com rachadinhas, milícias e ganhando eleições com esquemas”, criticou o deputado ao BNC Amazonas.
Além de cobrar investigação imediata pelos órgãos como Procuradoria-Geral da República e Polícia Federal (PF), o deputado avalia que as novas denúncias reforçam o pedido de impeachment na Câmara dos Deputados.
José Ricardo lembrou que Bolsonaro foi um dos piores na Câmara e, na Presidência, tem repetido sua performance como parlamentar.
“O discurso que ele usava na campanha de combate à corrupção cai por terra. Não só pelas novas denúncias, mas sobre o que acontece no governo na compra de vacina superfaturada e a propina envolvendo seu líder na Câmara (Ricardo Barros, do PP do PR). Nenhuma providência”, diz.
Desde o ano passado, frisou o parlamentar, o governo vem atrasando a compra de vacina e causando milhares de mortes no país.
Leia mais
Ex-cunhada implica Bolsonaro em esquema de rachadinha
Rejeição do brasileiro a Bolsonaro e seu governo dispara país afora
PGR é acionada por partido para investigar ‘rachadinhas’ de Bolsonaro
Impeachment
O deputado destacou a entrega do superpedido de impeachment do presidente da República, protocolado na última quarta (30) por parlamentares, movimentos sociais, lideranças sindicais e partidos políticos.
Para o deputado, além da culpa nas mortes pela Covid-19, devido à falta de ações deliberadas, o presidente também está envolvido em atos de corrupção na compra de vacinas.
“Esse caso que envolve o presidente sobre as vacinas, não é somente corrupção é desumanidade. Mais de meio milhão de pessoas perderam a vida. Só aqui no Amazonas foram mais de 13 mil vidas ceifadas”, protestou.
Também criticou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por “sentar” nos pedidos de impeachment.
“De forma cínica, o aliado de Bolsonaro diz que não há elementos e razões para acatar os pedidos de impeachment”, censurou.
Leia mais
‘Superpedido’ de impeachment chegou recheado de crimes à Câmara. E agora, Lira?
Superpedido de impeachment de Bolsonaro une esquerda e direita
Superpedido de impeachment de Bolsonaro unifica mais de 100 ações
Foto: Divulgação