Interior do Amazonas não tem nem ‘meio’ médico para mil habitantes
Entre os sete estados do Norte, o Amazonas apresenta a terceira menor taxa, atrás apenas do Pará e Amapá

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/05/2025 às 07:03 | Atualizado em: 26/05/2025 às 12:03
O estudo “Demografia Médica no Brasil 2025”, divulgado recentemente, aponta um cenário desafiador em relação ao número de médicos no Amazonas, principalmente no interior. O estado tem 1,58 médicos para cada mil habitantes. No interior, são 0,20 para cada mil habitantes. A média do país é de 2,52.
Entre os sete estados do Norte, o Amazonas apresenta a terceira menor taxa, atrás apenas do Pará (1,37) e Amapá (1,46).
O estudo, elaborado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) e Ministério da Saúde, mostra uma realidade que precisa ser enfrentada com a ampliação do número de profissionais nas regiões mais desassistidas, apostando na formação de médicos em especial nas cidades do interior.
No interior do Amazonas, a Afya, maior hub de educação e soluções para a médica do Brasil, vem atuando nessa linha, investindo na formação profissional, com oferta de cursos de Medicina. No Amazonas, está presente nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara.
A diretora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru, Karen Ribeiro, destaca que a “Demografia Médica no Brasil” deixa evidente a distribuição desigual dos profissionais no interior, com relação às capitais.
No Norte, no interior, o número de médicos por mil habitantes é inferior a 1,00, com destaque para Roraima (0,13) e Amazonas (0,20), com os indicadores mais baixos.
Leia mais
Mais Médicos tem maior número de inscritos desde 2013
No interior do Amazonas, prefeito paga salário de até R$ 90 mil a médico
Interiorização dos cursos
De acordo com Karen, um dos fatores que contribuem para uma mudança do cenário de distribuição dos profissionais é a interiorização dos cursos, como tem sido feito pela instituição. Desde 2019 a Afya está presente em Manacapuru e Itacoatiara, municípios com pouco mais de 100 mil habitantes e importantes polos de saúde do estado.
“Formar novos médicos no interior, como tem sido feito pela Afya, é uma estratégia para a fixação desses profissionais na cidade. Claro que outros fatores influenciam nessa decisão, mas esse é um ponto crucial”.
Segundo a diretora da Afya de Itacoatiara, Soraya Tatikawa, o edital Mais Médicos, no qual a instituição foi contemplada para a instalação nas duas cidades do Amazonas, é um programa extremamente positivo e de grande contribuição nesse sentido.
“Além do trabalho educacional, de formação médica, ainda são realizados, como contrapartida, uma série de investimentos na estrutura de saúde das cidades, com reformas de unidades, aquisição de equipamentos, entre outras iniciativas. Os alunos também desenvolvem projetos que beneficiam diretamente as comunidades. Tudo isso gera o fortalecimento do sistema de saúde”.
Foto: divulgação