Infovia do governo alcança 12 cidades e 85 escolas públicas do Amazonas
A Infovia 02 conectará 85 escolas públicas, 13 hospitais e oito centros de pesquisa. Além disso, cada local terá uma praça pública equipada com wi-fi.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/02/2025 às 13:14 | Atualizado em: 18/02/2025 às 13:14
As obras da Infovia 02, que começaram em janeiro deste ano, levarão conectividade para o Amazonas. Com investimento de R$ 268 milhões.
Dessa maneira, serão instalados 1,1 mil km de cabos que beneficiarão 370 mil pessoas em 12 cidades amazonenses.
Ao todo, a Infovia 02 conectará 85 escolas públicas, 13 hospitais e oito centros de pesquisa. Além disso, cada local terá uma praça pública equipada com wi-fi.
Como resultado, os cabos de fibra ótica interligarão os municípios de Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Alvarães, Jutaí, São Paulo de Olivença, Uarini, Fonte Boa, Tonantins, Amaturá, Benjamin Constant, Tabatinga e Tefé, além de Belém do Solimões, onde vivem cerca de 12 mil indígenas e ribeirinhos, distribuídos em cerca de 30 aldeias.
Norte conectado
A Infovia 02 integra o programa Norte Conectado, que tem como finalidade expandir a infraestrutura de comunicações da região Amazônica com a implementação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica submersos em rios, por meio de oito infovias.
O investimento para a iniciativa é de R$1,3 bilhão, com 10 milhões de pessoas beneficiadas e 59 municípios atendidos no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
*Com informações da Secretaria de Comunicação Social.
Leia mais
Amazônia: começam obras da infovia de internet do rio Solimões
Foto: Pablo Le Roy/Ministério das Comunicações