Amazonas: indígenas beneficiados com programa de alimentos

O povo Kanamari Tüküna, no Amazonas, comercializou 7 toneladas de alimentos pelo PAA Indígena, gerando renda e apoiando a segurança alimentar no estado.

Diamantino Junior

Publicado em: 17/01/2025 às 16:31 | Atualizado em: 17/01/2025 às 16:38

O governo do Amazonas comprou sete toneladas de alimentos, produzidas por indígenas do povo Kanamari Tüküna, beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), do governo federal.

A comunidade atua na agricultura familiar, no município de Eirunepé, no Amazonas (a 1.215 quilômetros da capital Manaus), na terra indígena Kanamari, do rio Juruá.

Entre os itens adquiridos estão farinha branca, milho verde, goma, banana, macaxeira, limão, cheiro-verde, jerimum e pimenta de cheiro.

Desse modo, as sete toneladas de alimentos, de 46 produtores indígenas, foram entregues, na última quarta-feira (15) à Casa de Saúde Indígena (Casai), ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Eirunepé e aldeias indígenas.

Ainda, receberam os alimentos as aldeias Beija-flor, Flexeira, Morada Nova, Korarohan, São João e Igarapé Grande.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o lucro previsto é de R$ 690 mil com a comercialização da produção, resultando em uma renda aproximada de R$ 15 mil por participante.

Ainda segundo o instituto o programa amenizou os impactos da estiagem na atividade agrícola no território indígena, possibilitando a comercialização das produções do povo Kanamari Tüküna.

A ação contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Coordenação Técnica Local de Eirunepé (CTL Eirunepé).

Agricultura familiar

Inicialmente, a coordenação local fez o levantamento de campo dos indígenas que atuam na agricultura familiar e acompanhou a inclusão deles no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para serem beneficiados com o PAA.

“O acesso dos povos indígenas ao programa de alimentos é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar no município. Além de ser mais uma alternativa para a comercialização da produção local”, enfatizou o chefe da CTL Eirunepé, Francisco Neto Lunier.

PAA indígena

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Leia mais

Governo Federal lança Plano Safra específico para a Amazônia

É considerado um dos principais instrumentos de promoção da segurança alimentar e nutricional, de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil.

O programa permite a compra de alimentos diretamente dos produtores, sem a necessidade de licitação. Isso possibilita desenvolver a economia local por meio da geração de emprego e renda.  Os itens são distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade.

Em 2023, o PAA foi reformulado e fortalecido trazendo como novidade a priorização da aquisição da produção familiar de povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais, assentados da reforma agrária, negros, mulheres e a juventude rural.

Foi instituído ainda o aumento da participação mínima de mulheres na execução do programa no conjunto de suas modalidades de 40% para 50%.

*Com informações da Funai, Idam e MDS