Incêndio na floresta ameaça cemitério no interior do Amazonas

Sem bombeiros, própria população se mobilizou para combater o fogo

Mariane Veiga

Publicado em: 04/08/2022 às 18:40 | Atualizado em: 05/08/2022 às 09:42

Um incêndio florestal provocou desespero aos moradores do município de Canutama (a 864 quilômetros de Manaus), na tarde desta quinta-feira (4), após o fogo se aproximar do cemitério da cidade.

Segundo o site Dia a Dia Notícia, moradores informaram que o incêndio teria começado às 14h, após um homem atear fogo em seu quintal, mas que as chamas se propagaram, atingindo árvores e uma região de mata.

As chamas foram contidas por conta da mobilização de vizinhos, equipes das Polícias Militar e Civil, guarda municipal e brigadistas, por volta de 17h30.

“O fogo começou atrás do cemitério, um pouco fora da zona urbana. A maior preocupação das pessoas era não deixar o fogo entrar no cemitério e se propagar a ponto de passar para as casas. Conseguimos conter o fogo antes que o pior acontecesse”, afirmou o brigadista por formação, Cleimisson Sales, que ajudou a conter o incêndio.

Leia mais

Ibama chama mais de mil brigadistas para combater incêndio na Amazônia

De acordo com a chefe de brigada do município, Aila Santos, uma equipe conteve o sinistro. “Não importa hora e nem local, nossa brigada estará sempre presente para conter chamas e não deixar que prejudique a população canutamense”, informou.

O incêndio causou danos ambientais, mas não atingiu nenhuma residência e não houve registro de feridos.

Leia mais no Dia a Dia.

Foto: reprodução/Dia a Dia