HUGV no mutirão nacional para reduzir filas de cirurgias do SUS
Hospital da Ufam participa do “Agora tem Especialistas”, ação do governo Lula para acelerar consultas, exames e cirurgias.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 02/07/2025 às 12:20 | Atualizado em: 02/07/2025 às 13:22
O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participará neste sábado (5 de julho) do mutirão “Agora tem especialistas”, ação nacional coordenada pelo governo Lula da Silva para acelerar a realização de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A previsão é de mais de 7 mil atendimentos, sendo pelo menos mil cirurgias, 1,2 mil consultas especializadas e 5,5 mil exames.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pelo presidente Lula da Silva, durante entrevista à TV Globo, em Salvador (BA).
Conforme o presidente, além do HUGV, mais 44 hospitais universitários federais de todas as regiões do país participam do mutirão.
“Todos os hospitais universitários vão se dedicar para fazer cirurgias no povo brasileiro e diminuir a fila das pessoas que esperam”, afirmou Lula.
O mutirão faz parte do programa Agora tem Especialistas, lançado em maio pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados, um dos principais gargalos do SUS, agravado nos últimos anos pela pandemia de covid-19.
A ação também mobiliza estruturas da rede pública e privada em todo o território nacional.
Leia mais
Saneamento básico tem tudo a ver com saúde pública
Foto: Ricardo Stuckert/Secom-Presidência