Hospital Adventista esclarece que não alterou preços durante a pandemia
Procon notificou hospital com base em áudios que viralizaram nas redes sociais. Documentos apresentados mostram que não houve sobrepreço na pandemia

Israel Conte, da redação
Publicado em: 07/05/2020 às 20:10 | Atualizado em: 08/05/2020 às 10:16
O Hospital Adventista de Manaus (HAM) emitiu nota de esclarecimento informando que não alterou os preços de consultas e internações durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
“Em nenhum momento, houve qualquer mudança de valores, tendo como base os atendimentos anteriores à pandemia e os realizados já durante o período agudo da doença”, diz o documento distribuído à imprensa.
O esclarecimento foi necessário depois que áudios viralizaram nas redes sociais mostrando que a instituição teria reajustado a patamares exorbitantes os valores de seus serviços para tratar pacientes com o novo coronavírus (covid-19).
Os áudios mostravam que a consulta para tratar da doença, que era de R$ 500, passou para R$ 3 mil.
E que o valor da caução para internação, que antes era de R$ 50 mil, teria subido para R$ 100 mil.
Procon
Nesta terça-feira, dia 5, o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), notificou a unidade hospitalar para que apresentasse o histórico dos valores desses serviços, além das notas fiscais de aquisição de insumos.
A documentação solicitada foi referente ao período entre 1º de março e 5 de abril deste ano.
De acordo com a nota de esclarecimento, a direção do HAM “prontamente apresentou os documentos solicitados pelo Procon, como notas fiscais e contas médicas de pacientes com informações de atendimentos realizados entre outubro de 2019 a abril de 2020.”
Leia mais
Hospital privado em Manaus é autuado pelo Procon por preços abusivos
A direção do hospital explicou ainda que “na análise destas contas de pacientes, alguns fatores individuais são considerados como o período de internação em UTI ou apartamento, com ou sem isolamento, materiais necessários utilizados para cada paciente, medicamentos específicos, honorários médicos, oxigenoterapia, necessidades de intubação, entre outros fatores. Em nenhum momento, houve qualquer mudança de valores, tendo como base os atendimentos anteriores à pandemia e os realizados já durante o período agudo da doença”.
O HAM reitera na nota que “pacientes tratados no período da pandemia recebem atendimento com toda a infraestrutura oferecida pelo hospital. E tudo isso pelo mesmo preço dos pacientes que foram tratados antes da covid-19.”
Leia na íntegra a nota de esclarecimento.
Nota de Esclarecimento
A cidade de Manaus, capital do Amazonas, tem sofrido com altos números de infectados pela Covid-19. Diante disso, o Hospital Adventista de Manaus vem esclarecer a respeito de informações relacionadas a cobranças de consultas e notificação por parte do Procon.
O Hospital informa que, em respeito ao sigilo das informações, prontamente apresentou os documentos solicitados pelo Procon, como notas fiscais e contas médicas de pacientes com informações de atendimentos realizados entre outubro de 2019 a abril de 2020. Neste período, o Estado do Amazonas já possuía grande número de pessoas contaminadas pela Covid-19.
Na análise destas contas de pacientes, alguns fatores individuais são considerados como o período de internação em UTI ou apartamento, com ou sem isolamento, materiais necessários utilizados para cada paciente, medicamentos específicos, honorários médicos, oxigenoterapia, necessidades de intubação, entre outros fatores. Em nenhum momento, houve qualquer mudança de valores, tendo como base os atendimentos anteriores à pandemia e os realizados já durante o período agudo da doença.
Reiteramos, ainda, que pacientes tratados no período da pandemia recebem atendimento com toda a infraestrutura oferecida pelo hospital. E tudo isso pelo mesmo preço dos pacientes que foram tratados antes da Covid-19. Isso está de acordo com todas as determinações do Código de Defesa do Consumidor que veda ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas o de exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços.
Salientamos, ainda, que o Hospital tem dedicado, durante este período crítico de pandemia, um grande esforço para dar pleno atendimento a todos os que procuram os serviços ou são encaminhados ao hospital. Registramos um crescente número de altas médicas de pacientes tratados e curados que, até o momento, soma 250 pessoas.
Somos solidários ao sofrimento da população amazonense e vamos continuar com o mesmo compromisso de um trabalho de qualidade, preocupação com a saúde publica, mantendo valores como a verdade, a transparência e a preocupação com uma saúde integral de todos os nossos pacientes.
Assessoria de Imprensa do Hospital Adventista de Manaus