Hospitais do AM vão divulgar boletins diários de cirurgias
Esse será o terceiro ato do governador Wilson Lima na saúde do estado, em três meses

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/02/2025 às 06:38 | Atualizado em: 26/02/2025 às 06:38
Após privatizar em dezembro a gestão do Pronto-Socorro 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu, aposentar em fevereiro o Sisreg com uso de IA, o Amazonas está em vias de anunciar outra novidade no setor.
O governador Wilson Lima (União) mandou desenvolver uma página de internet para dar transparência aos serviços prestados pelos hospitais do Estado.
A transparência começa pela UPA Campos Sales e pelo hospital Dephina Aziz, que formam o complexo hospitalar Sul, e pelo Instituto da Mulher e 28 de Agosto, Norte.
Nesses dois complexos, o governo terceirizou a gestão contratando organizações sociais (OSs).
Boletins diários
Inicialmente, a ideia das páginas é publicar boletins diários sobre os serviços realizados nessas unidades.
Por exemplo, por meio desses links, as pessoas poderão saber o número de internados, pacientes que entraram e tiveram alta e quais cirurgias realizadas.
Outro dado que ficará à disposição é a produtividade do hospital. A página mostrará o tipo de cirurgia e quanto tempo o cidadão esperou até o procedimento.
Com essa transparência, Wilson Lima pretende mostrar a evolução do setor de saúde do Amazonas e melhorar o acesso dos órgãos de controle e finalização do estado a esses dados.
Experiência da pandemia
O governo já experimentou a publicação de dados como esses. O exemplo mais famoso foram os boletins diários da pandemia da covid-19.
Leia mais
Amazonas aposenta Sisreg e lança programa com inteligência artificial
Foto: divulgação