Governo Lula reconhece importância do Festival Amazonas de Ópera
O evento anual recebeu a Ordem do Mérito Cultural pelo protagonismo da Amazônia na arte lírica nacional.

Adrissia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/05/2025 às 14:06 | Atualizado em: 22/05/2025 às 14:06
O Festival Amazonas de Ópera foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, uma das maiores distinções concedidas pelo governo federal a iniciativas de destaque na promoção da cultura brasileira.
A cerimônia de entrega ocorreu na última terça-feira (20), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Criado em 1997 pelo Governo do Estado e realizado anualmente em Manaus, o festival do Amazonas consolidou-se como um dos mais importantes festivais de ópera da América Latina.
A homenagem do Ministério da Cultura reconhece o papel transformador do evento na valorização da ópera como expressão artística acessível e conectada às realidades e potencialidades da região amazônica.

“Celebramos com muita honra essa conquista. A excelência do festival mostra a força da tradição lírica no Amazonas e confirma que estamos no caminho certo ao fomentar a cultura com seriedade”, disse o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Caio André Oliveira.
Para Flávia Furtado, diretora executiva do festival, a medalha é um reconhecimento simbólico e coletivo.
“É fruto de um trabalho feito com excelência e amor pela arte. A cultura amazônica dialoga com o mundo por meio da ópera, unindo tradição e inovação. Esse prêmio nos motiva a seguir promovendo acessibilidade, formação e internacionalização da ópera brasileira a partir da floresta”.
Com um repertório que vai de clássicos a estreias contemporâneas, o festival de ópera também investe na formação de novos talentos e iniciativas educativas, como o Corredor Criativo da Amazônia.

O festival é promovido pelo Ministério da Cultura, com recursos da Lei Rouanet, patrocínio do Bradesco e apoio da Innova e Swarovski, sendo organizado pelo Fundo do Festival em parceria com o Governo do Amazonas.
Ao receber a Ordem do Mérito Cultural, o Festival Amazonas de Ópera reafirma seu papel como símbolo de excelência, resiliência e expressão cultural no cenário brasileiro e internacional.
Leia mais
Festival de Parintins: prefeitura contrata 300 trabalhadores para serviços urbanos
Fotos: divulgação